Cinecoa 2013: Programa

Cinecoa 2013_1

Foi já divulgado o programa da terceira edição do Cinecoa – Festival Internacional de Cinema de Foz Côa, promovido pela autarquia de Vila Nova de Foz Côa e pelo produtor e realizador português João Trabulo, que arranca em outubro (10-13 outubro), mas desta vez terá duas extensões em setembro em Lisboa (9-12 setembro) e no Porto (12-15 setembro) com parte da programação.

Na edição deste ano, o Cinecoa presta homenagem a Luis Buñuel (1900-1983), um dos grandes nomes da história do cinema, através de duas exposições fotográficas, “O México Fotografado por Luis Buñuel” no Museu do Douro (Peso da Régua) e “Exposição Fotografias Estereoscópicas”, por Leonardo Buñuel, no Museu do Coa (Vila Nova de Foz Coa), além da apresentação de sete dos seus filmes (inclusive um filme-concerto) e um documentário sobre a sua obra. Este será o ciclo “Viva Buñuel”, sendo que as duas exposições estarão patentes até ao final do ano.

Na secção Focus, será apresentada a obra integral da realizadora portuguesa Teresa Villaverde, incluindo a estreia nacional da curta metragem “Amapola” (encomenda do Festival de Veneza de 2013). “Nascida em Lisboa a 18 de maio de 1966, Teresa Villaverde pertence à primeira leva de cineastas formados pela Escola Superior de Teatro e Cinema, que desenvolve a sua atividade nos anos noventa e que, regra geral, se empenha em criar filmes de autor, sendo hoje um dos nomes maiores do cinema português.”.

No Panorama deste ano haverá uma retrospetiva integral dos filmes do cineasta canadiano Denis Côté que terá lugar entre 9 a 15 de setembro em Lisboa e no Porto, com a apresentação de seis dos seus filmes e de um ciclo de curtas-metragens. “Denis Côté é um cineasta independente e produtor que reside actualmente no Quebec. Os seus filmes experimentais têm sido exibidos nos maiores festivais de cinema do Mundo.”.

Cinecoa 2013_2Cinecoa 2013_3

Fonte: Cinecoa – Festival Internacional de Cinema de Foz Côa