A Comissão Europeia lançou um concurso destinado a todos os jovens realizadores ou amadores de vídeo europeus, com residência na UE, que tenham entre 18 e 35 anos, para se habilitarem a ganhar 7.500€ e realizarem a sua própria curta-metragem com o apoio de um realizador europeu de renome.

O concurso, integrado na iniciativa #EUandME, está aberto até à data-limite da apresentação das candidaturas (31/10/2018). As candidaturas deverão ser feitas a título individual.

“Queres contar a tua história #EUandME? Achas que estás à altura do desafio de escrever e de realizar uma curta-metragem com a ajuda de um  realizador europeu conceituado? Estás interessado em ver a tua ideia ganhar vida no ecrã? Apresentamos o Concurso Jovens Realizadores #EUandME!”

O júri será composto por cinco realizadores europeus de renome, que analisará as participações e escolherá os 10 nomeados, dois nomeados para cada uma das cinco categorias (Mobilidade, Sustentabilidade, Competências e Negócio, Digital e Direitos). A partir de janeiro de 2019 e durante 5 semanas, os vencedores serão selecionados através da votação online do público. O resultado será anunciado no site do concurso, e nas redes sociais da Comissão Europeia. Os cinco vencedores receberão um subsídio no valor de 7.500€ cada para produzirem, filmarem e editarem o seu filme até 30/04/2019. Os vencedores serão também orientados por um dos realizadores profissionais do júri durante o processo de filmagem e de edição.

Para participar no concurso todos os participantes terão de escolher um dos cinco temas e enviar: duas sinopses (uma escrita em Inglês e a outra escrita na tua língua materna); dois vídeos de 60 segundos, filmados com o teu smartphone, a explicar o conceito do teu filme; e um link de uma curta-metragem que tenhas feito anteriormente, nos últimos 5 anos.

Fonte: #EUandME