“Corsage”, o filme escolhido pela Áustria para concorrer aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional em 2023, recebeu o seu primeiro trailer oficial.
Protagonizado por Vicky Krieps, esta co-produção luxemburguesa conta a história da Imperatriz Sissi da Áustria, como ficou conhecida, e as suas conturbadas relações sociais enquanto mulher e figura central da História europeia da segunda metade do século XIX.
Vicky Krieps conheceu o papel que a lançou nas bocas do mundo (felizmente) com “A Linha Fantasma”, de Paul Thomas Anderson, e desde então nunca mais parou – a julgar pelo trailer e pelas reacções já registadas, tem aqui mais um grande papel, à altura do seu talento.
“Corsage” centra-se na figura da Imperatriz Isabel da Áustria na altura em que celebrava os seus 40 anos, em 1877, e em como tem de continuar a manter as aparências como líder política, mas também ícone da moda da altura.
O filme foi escrito e realizado por Marie Kreutzer e teve a sua estreia na edição do Festival de Cannes deste ano, onde arrebatou o prémio de Melhor Actuação na secção Un Certain Regard pelo trabalho de Vicky Krieps. Em meados de Agosto, Krieps foi igualmente galardoada na mesma categoria no Festival de Cinema de Sarajevo.
Apesar de se dar a certas liberdades anacrónicas, segundo a realizadora, mantiveram-se os pormenores mais importantes sobre a vida de Sissi, mas a ideia é a de conceder àquela mulher a oportunidade de tomar decisões diferentes sobre a sua vida e, por isso, esta é uma adaptação livre e moderna que não segue inteiramente as linhas ortodoxas do filme histórico.
“Corsage” teve, recentemente, a sua estreia em território norte-americano, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, e segue o seu percurso pelos festivais mais relevantes para se apresentar no Festival de Cinema de Nova Iorque.
“Corsage” tem estreia nos cinemas nacionais a 8 de Dezembro de 2022.