Curtas Vila do Conde 2024: Morgan Quaintance é um dos autores em destaque na edição

32.ª edição apresentará um programa completo dedicado a Quaintance, combinando uma retrospectiva parcial da sua obra e uma Carta Branca
eeb17ec7fdd54866f11c94d1b58312a8 0 1 eeb17ec7fdd54866f11c94d1b58312a8 0 2
Via: Artreview

Artista e escritor, o trabalho de Morgan Quaintance cruza o cinema experimental, o filme ensaístico, a autobiografia documental e o trabalho articulado de som.

Interessado pelas matérias da condição humana, da etnografia, da contracultura e em histórias Afro-Caribenhas, Britânicas e da Ásia Oriental, o trabalho de Quaintance navega por temas que marcam a construção do agora: identidade racial, política e ativismo, memória e história, o impacto da tecnologia e dos media no mundo contemporâneo, a psicologia e a existência humana.

Os seus textos – criticamente incisivos – integram regularmente publicações como o Art Monthly e a The Wire, e as suas obras cinematográficas têm sido exibidas em diversos festivais e instituições de renome mundial.

2560x384 RC Cinema7arte 3
Publicidade

No Curtas Vila do Conde, Morgan Quaintance integrou três vezes a Competição Experimental, vencendo-a em 2020 e 2021 com as obras “South” e “Surviving You, Always” respetivamente.

Programa

O 32.º Curtas Vila do Conde apresentará um programa completo dedicado a Morgan Quaintance, combinando uma retrospectiva parcial da sua obra e uma Carta Branca.

Paralelamente, o festival inaugura a sua primeira exposição em Portugal, na Solar — Galeria de Arte Cinemática.

Efforts of Nature IV apresentará uma proposta expositiva inédita e site specific, que incita reflexões articuladas em torno da passagem do tempo, da mortalidade, da dissolução do corpo e da desintegração das calotas polares.

Com recurso a imagem em movimento, imagens de satélite, obras sonoras, fotografias e outros documentos, Quaintance procura relacionar os estados mentais individuais e mudanças planetárias nas condições ambientais

Orientação

O artista marcará presença no festival, onde orientará uma visita guiada à exposição e uma masterclass sobre o peso da falência física do corpo no momento da criação artística, baseada na sua própria experiência com a dor crónica.

Curtas Vila do Conde

O Curtas Vila do Conde terá lugar entre os dias 12 e 21 de julho e anunciará mais detalhes da sua programação nos próximos meses.

Mais informações e acreditações em https://www.festival.curtas.pt/.