O filme “Diamantino”, a primeira longa-metragem realizada por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, estreia nas salas de cinema portuguesas em 2019, numa data a anunciar brevemente.

Depois do Grande Prémio da 57.ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, a distribuição está prevista para mais de 20 salas por todo o país, estando também assegurada a distribuição em França já no dia 27 de novembro e nos Estados Unidos, em data a anunciar.

“Diamantino”, uma produção de Maria João Mayer, Justin Taurand e Daniel van Hoogstraten e que conta com a distribuição da NOS Audiovisuais, teve a sua estreia nacional na 26.ª edição do Curtas Vila do Conde e abriu o Queer Lisboa 2018.

“Elogiado pela crítica internacional, “Diamantino” narra a história de uma estrela do futebol mundial que fracassa em final de carreira, confrontando-se com o mau olhado da opinião pública. Num retrato delirante, que cruza os géneros da comédia, do drama e da ficção científica, Diamantino acaba por se envolver em questões políticas desde o combate ao neofascismo à crise de refugiados, culminando numa crise existencial sobre a origem do génio.”

Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite integram o elenco principal.