Os grandes estúdios estão a tentar atrair o maior número possível de espectadores às salas de cinema para o próximo mês, visto que irão estrear filmes como “Tenet” e “Mulan”. Segundo avançou a Variety, a Disney vai estrear uma versão remasterizada em 4K do clássico “O Império Contra-Ataca” (1980), o segundo filme da trilogia, para impulsionar a reabertura dos cinemas no Reino Unido, a 4 de julho.

É a primeira vez que um filme da trilogia original da Guerra das Estrelas é exibido em 4k em sala. Até agora, esteve apenas disponível na plataforma de streaming Disney+ e via Blu-ray, lançado no final de março, ao lado das versões em 4K dos outros sete filmes da saga Skywalker.

Os cinemas do país estão entre as últimas empresas a abrir como parte do plano de recuperação económica do governo. No Reino Unido, as salas encontram-se encerradas há mais de três meses, desde 16 de março.

Este ano assinalam-se os 40 anos da estreia de “O Império Contra-Ataca”, que muitos consideram o melhor filme da saga “Guerra das Estrelas”, realizado por Irvin Kershner e protagonizado por Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisherm, Billy Dee Williams e Peter Mayhew. Vencedor do Óscar de Melhor Som, estreou em Portugal a 19 de dezembro de 1980.