Ainda por estrear em Portugal e no Brasil, “Divertida-Mente 2” já está a fazer furor lá fora.
Lançado a 14 de junho nos cinemas dos EUA e noutros grandes mercados, o filme estabeleceu-se como a maior estreia de bilheteira de 2024, arrecadando um impressionante total de 295 milhões de dólares em todo o mundo.
Segunda maior estreia da Pixar
Em termos absolutos, a animação realizada por Kelsey Mann já é a segunda maior estreia da história da Pixar, sendo superada apenas por “Os Incríveis 2: Os Super-Heróis” (2018), de Brad Bird.
Tal como um bote salva-vidas que resgata um náufrago em alto mar, a animação revela-se como uma ação estratégica para salvar o estúdio. Embora esta comparação possa parecer exagerada, desde o início da pandemia de Covid-19, a Pixar tem enfrentado desafios para alcançar os níveis de bilheteira que costumava atingir nos seus tempos áureos, como demonstram os seus últimos lançamentos: “Lightyear” (2022) e “Elemental” (2023).
Maior abertura do ano
No seu primeiro fim-de-semana de lançamento, o filme de Mann arrecadou 155 milhões de dólares, ultrapassando “Dune: Parte Dois” (82,5 milhões de dólares), de Denis Villeneuve, e “Godzilla vs. Kong: O Novo Império” (80 milhões de dólares), de Adam Wingard, tornando-se assim a maior estreia do ano até agora.
Para além disso, a produção é também o primeiro filme desde “Barbie”, realizado por Greta Gerwig em julho passado (162 milhões de dólares), a estrear acima dos 100 milhões de dólares.
Descongelando a cena
O filme de Mann também teve um grande êxito a nível mundial, atingindo uma bilheteira internacional de 140 milhões de dólares, suficiente para superar “Frozen 2” (135 milhões de dólares) como a maior estreia de animação internacional de sempre.
A receção foi especialmente marcante na América Latina, onde registou a segunda maior estreia de sempre, apenas superada pelo épico da Marvel da Disney, “Vingadores: Endgame”.
Em termos globais, o filme conseguiu uma receita de 295 milhões de dólares, tornando-se a maior estreia de animação em mercados com as taxas de câmbio atuais. O seu orçamento de produção é de 200 milhões de dólares.
Divertida-mente
A trama acompanha a protagonista Riley, agora na fase da adolescência, um período turbulento com diversas mudanças e novas emoções.
Riley enfrenta desafios como mudanças físicas e emocionais, pressão social e as dificuldades do ensino secundário. Essas turbulências se refletem em seu mundo interior, onde as emoções já conhecidas, Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva e Medo, se deparam com novas colegas, como a Ansiedade.
Em um momento crucial, a Ansiedade assume o controle, destituindo Alegria de seu posto e reprimindo as emoções antigas.
Isso gera um desequilíbrio na mente de Riley, que precisa encontrar uma maneira de lidar com essa nova realidade.
“Divertida-mente 2” estreia nas salas de cinema portuguesas a 11 de julho.