Falta menos de um mês para a 5ª edição do Douro Film Harvest (DFH), que arranca a 14 de setembro e dura até ao dia 21. Com um orçamento de cerca de 100 mil euros, segundo a organização do festival, esta é a melhor edição de sempre, com uma melhor programação, sendo que estão garantidos 24 filmes em estreia nacional, sendo uma delas estreia mundial.
A estreia mundial do DFH 2013 será “The Wine of Summer”, “com a atriz Sónia Braga no elenco e um dos filmes oficiais da categoria Wine Films, da 5ª edição do Douro Film Harvest, terá a sua estreia mundial no Porto, no dia 20 de Setembro, às 21h30. Maria Matteoli, realizadora da película norte-americana, e algumas das produtoras juntam-se aos actores Jonathan David Mellor e Bob Wells na estreia do filme no teatro Rivoli. “The Wine of Summer” explora os destinos e os encontros entrelaçados de diferentes personagens no território espanhol.”
O realizador português João Botelho, que várias vezes tem escolhido o Douro como cenário natural dos seus filmes, será homenageado com o Tawny Tribute. Alguns dos seus filmes serão exibidos durante o festival, “Tráfico”, “A terra antes do céu” e “Anquanto la lhengua fur cantada”.
As secções competitivas são três, Wine Films, Food Films e Curtas da Casa. As duas primeiras secções contam com cinco filmes seleccionadas cada uma, sendo que na última, o Curtas da Casa, “uma competição nacional de curtas-metragens que tem como objetivo incentivar a produção nacional”, competem 10 curtas portuguesas que podem ser vistas no Edifício AXA, no dia 16 de setembro, às 21h30.
O júri das secções competitivas também já é conhecido, sendo composto da seguinte forma, Wine Films (António Fontainhas, Pedro Garcias, George Sandeman, Gonçalo Galvão Teles e Jorge Monteiro), Food Films (Ricardo Campos Costa, Vítor Matos, Sónia Mendes, Miguel Osório e Leonel Vieira) e Curtas da Casa (Adelaide Teixeira, António Martinho, Nuno Rocha, Alexa Rodrigues e Lévi Leonildo). David Eley e Rogério Cubas são os novos curadores do DFH 2013 e Luísa Sequeira permanece como curadora de “Curtas da Casa”.
O DFH 2013 percorre o Douro, de Sabrosa ao Porto, e encerra no Rivoli com a entrega de prémios dos vencedores das Curtas da Casa e dos Wine and Food Films. O certame decorre em locais como Quinta do Portal, em Sabrosa, no Edificio AXA e no Rivoli Teatro Municipal, no Porto. Esta será “uma experiência de cinema, vinho e gastronomia”.
Programa em atualização:
WINE FILMS (Em jeito de homenagem a esta extraordinária ligação que se pode estabelecer entre o cinema e o vinho, o DFH dedica-lhes por completo uma secção)
- The Wine of Summer, de Ken Payton
- Maria Matteoli, de Gonçalo Silva e Marcantonio Del Carlo
- A Year in Burgundy, de David Kennard
- Red Obsession, de Warwick Ross e David Roach
- Somm, de Jason Wise
FOOD FILMS (Este ano o Douro Film Harvest dedica uma secção inteira a estes filmes, nos quais a comida tem um papel relevante)
- 18 Comidas, de Jorge Coira
- DIVE! Living Off America’s Waste, de Jeremy Seifert
- Perfect Sense, de David Mackenzie
- Jiro Dreams of Sushi, de David Gelb
- Menú Desgustació, de Roger Gual
CURTAS DA CASA (uma competição de curtas-metragens, aberta apenas a realizadores portugueses)
- Chico Malha, de Guilherme Gomes e Miguel Reis
- Douro, Ensaio, Memória, de Eduardo Correia Pinto
- Ernesto Pinto, de Eroticon
- Lázaro, de Miguel Pinho
- O Tempo que Durar, de Luís Pedro Carvalho
- Registo. Particípio Passado, de Rafaela Morgado, Sergio Miguel Silva, Sara Avad
- Torres, de André Guiomar
- Zigurate, de Pedro Miguel Santos
- Duality, de José Alexandre Silva
- Falha do sistema, de José Miguel Moreira
FORA DA CARTA (Espaço dedicado à mostra de filmes em que as várias declinações de gastronomia são tema, mas que se apresentam fora de competição)
- Mondovino, de Jonathan Nossiter
- Vinho de Chinelas, de Paula Prandini
A NOSSA COLHEITA
- Mau Vinho, de Marcantonio Del Carlo
Fonte: Douro Film Harvest
Notícia Atualizada: 03/09/2013