Douro Film Harvest 2014: Novidades

Douro Film Harvest 2014_1

A 6ª edição do Douro Film Harvest, um festival que se diferencia por combinar cinema, gastronomia e vinho em locais únicos, classificados como Património da Humanidade: o Douro e o Porto, está prestes a realiza-se com a Espanha a ser o país convidado desta edição. O principal destaque vai para o realizador americano Oliver Stone, vencedor de três Óscares da Academia, que vem pela primeira a vez a Portugal a convite do DFH, sendo o convidado de honra da 6ª edição do festival. O realizador de filmes como “Platoon” (1986), “JFK” (1991) e “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme” (2010), visita a Invicta no próximo dia 26 de Setembro para uma dupla homenagem: a entrega da “Casta Douro” pelo Douro Film Harvest e a entrega da Medalha de Honra da Cidade pela Câmara Municipal do Porto. “Posteriormente, a convite da Douro Azul de Mário Ferreira, Oliver Stone parte à descoberta do Alto Douro Vinhateiro. No fundo, os palcos do Douro Film Harvest, o único festival de cinema no mundo que se realiza, em simultâneo, em mais do que uma região – ambas classificadas como Património Mundial pela UNESCO.”

Segundo a organizaçao do certame, a 6ª edição do DFH distingue-se, ainda, por um programa mais alargado e ambicioso, quando comparado com as edições anteriores.

“A produção de filmes é uma das maiores apostas, mas, ao longo dos próximos três meses, também vão ser promovidas diversas iniciativas e eventos, como homenagens, conferências, exposições, tertúlias e ‘work-shops ́. A vertente competitiva do festival fecha o programa, entre os dias 4 e 14 de Dezembro. Primeiro, no magnífico cenário do Alto Douro Vinhateiro, mais precisamente entre os dias 4 e 7 de Dezembro, nas vilas de Santa Marta de Penaguião e Sabrosa e; por fim, entre os dias 8 e 14 de Dezembro, na cidade do Porto.”

“Numa edição dedicada à Espanha e à língua castelhana, o papel de curador está reservado ao famoso produtor espanhol Antonio Saura. Para além das seções Wine Films, Food Films e Harvest Selection, o festival volta a promover o concurso Curtas da Casa. Uma competição de curtas- metragens sobre a região do Douro, exclusiva para realizadores portugueses, com prémio monetário de 2.500€.”

“A edição 2014 do Douro Film Harvest volta assim a combinar os melhores filmes com o melhor da gastronomia e vinhos, numa harmonização perfeita de três distintas expressões culturais. Um festival único no panorama internacional da Sétima Arte, não só ao nível do conceito, mas também na estrutura, uma vez que é promovido, em simultâneo, em mais do que uma zona. Uma aposta e uma estratégia que se justificam pelo objetivo de contribuir para o desenvolvimento e valorização, não apenas da região do Alto Douro Vinhateiro, mas também da cidade do Porto.”

Fonte: Douro Film Harvest