Em 2012 foi assim…

2012

E assim se passou mais um ano. 2012 está prestes a terminar deixando para trás muitas boas memórias cinematográficas, mas também algumas más. Para a posteridade ficam filmes como “A Invenção de Hugo”, “O Artista”, “Amor”, “Tabu”, “Moonrise Kingdom”, “Skyfall” e “O Cavalo de Turim″, que certamente ficarão para a história do cinema como grandes obras de 2012. Afinal o Mundo não acabou, como se pensava sobre a profecia Maia, iniciando-se apenas um novo calendário, um novo ciclo. Sendo assim, fazemos uma retrospectiva do que se passou no Mundo da 7ª Arte e no Cinema 7ª Arte em 2012:

 

No Mundo da 7ª Arte 2012 foi assim…

  • Em 2012 vimos partir grandes seres humanos que marcaram o Cinema, como o cineasta grego Theodoros Angelopoulos, o realizador português Fernando Lopes, o pianista e compositor Bernardo Sassetti, o ator norte-americano Ernest Borgnine, o realizador americano Tony Scott, o ator americano Michael Clarke, o conceituado cineasta japonês Kôji Wakamatsu, a atriz Anita Björk, o ilustrador e designer Ralph McQuarrie, entre outros.

 

  • Foi um ano importante para dois dos maiores e mais antigos estúdios de Hollywood, Universal Pictures e Paramount Pictures, que comemoraram 100 anos de existência. Ambos os estúdios lançaram no inicio deste ano novos logotipos renovados para a comemoração do centenário.

 

  • O ano ficou marcado pela grande nova aquisição da Disney, que comprou a Lucasfilm, produtora criada e até recentemente presidida por George Lucas. A Walt Disney Conpany já tinha comprado a Pixar, os Marretas e a Marvel Comics.

 

  • Entretanto fizemos 50 anos desde que o idolatrado agente 007 apareceu pela primeira vez no grande ecrã. “Skyfall” foi o 23º filme e Daniel Craig foi a sétima pessoa a usar o nome “James Bond” desde que Sean Connery interpretou pela primeira vez a personagem em 1962, em “Dr. No”.

 

  • O filme “Os Vingadores”, que junta várias personagens da Marvel, foi o filme mais visto do ano a nível mundial, tendo facturado uma receita bruta de $1,511.8.

 

  • “Tabu” de Miguel Gomes, visto por mais de 20 mil espectadores, foi o filme português mais falado lá fora e aclamado pela crítica estrangeira. Integrou várias listas de melhores filmes do ano, como o Top 10 dos melhores filmes de 2012 da revista francesa Cahiers du Cinéma, tendo ficado em oitavo lugar.

 

  • O filme “Morangos com Açúcar – O Filme” bateu um novo recorde nacional em termos de receitas de bilheteira, ao ter sido visto por 36 mil espectadores no primeiro dia de exibição, tornando-se o filme português mais visto de sempre no cinema.

 

  • Segundo os dados do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), o filme “Balas & Bolinhos – O Último Capítulo” foi o filme português mais visto do ano (255.477 espectadores).

 

  •  A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas realizou pela primeira vez a Cerimónia de entrega dos Prémios Sophia na categoria Carreira. A atriz Isabel Ruth, o realizador António de Macedo e o produtor António da Cunha Telles, foram os primeiros homenageados.

 

 

No Cinema 7ª Are, 2012 foi assim…

As visitas do site aumentaram bastante, tendo em abril deste ano atingido os 100 mil visitantes totais (dos quais 56 mil apenas em 2011), e o número de artigos publicados já ultrapassa os mais de 1200. Continuamos a crescer aos poucos. O ano ficou também marcado pela nossa entrada no Meo Kanal, que conta já com mais de 3 mil visitas. Por fim, criamos uma magazine quinzenal digital, intitulada de “CineMomentos”, que já vai no episódio 15. Obrigado a todos os que nos lêem!

 

Top 5 Artigos mais lidos:

  1. Globos de Ouro SIC 2012: Vencedores
  2. Globos de Ouro SIC 2012: Nomeados
  3. Novo trailer de “Balas e Bolinhos 3”
  4. “5 noites, 5 filmes” regressa à RTP2
  5. Cine Fiesta – Mostra de Cinema Espanhol 2012: Programa Para Lisboa e Porto

 

Top 5 Críticas mais lidas:

  1. «A Teia de Gelo» – É um insulto ao cinema português!
  2. «Florbela» – Alves do Ó veio para ficar. E ainda bem!
  3. «Tabu» – A África de Miguel Gomes
  4. «Este é o Meu Lugar» – Sean Penn e Paolo Sorrentino são mistura sublime!
  5. «A Mulher de Ferro» – Para Meryl até parece fácil

 

Top 5 Palavras mais pesquisadas:

  1. globos de ouro 2012
  2. balas e bolinhos 3
  3. cinema
  4. filmes ingleses
  5. globos de ouro 2012 sic