O épico de fantasia animado “The Boy and the Heron” (ou “How Do You Live”), de Hayao Miyazaki, será o filme de abertura da 48.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, a 7 de setembro no Roy Thomson Hall.
Neste que é o seu primeiro filme em 10 anos, Hayao Miyazaki é o realizador e argumentista do filme. Representa ainda a primeira vez que um filme japonês ou filme animado é selecionado como filme de abertura deste certame e a primeira vez que é visto fora do Japão.
Filmes anteriores de Miyazaki já estiveram, contudo, presentes no festival, como “A Tartaruga Vermelha” (2016), “O Conto da Princesa Kaguya” (2014), “As Asas do Vento” (2013), “A Colina das Papoilas” (2011), “A Viagem de Chihiro” (2001) e “A Princesa Mononoke” (1999).
“The Boy and the Heron” (“Kimitachi wa dô ikiru ka“, no original) estreou no Japão no início deste mês e foi um êxito de bilheteira, considerando que não houve qualquer trabalho de promoção, materiais de marketing ou descrição da trama para que os espectadores não tivessem quaisquer expectativas.
Sobre a história, já se sabe entretanto que se foca num rapaz chamado Mahito Maki que descobre uma torre abandonada, na sua nova cidade, e entra num mundo de fantasia onde está incluída uma garça real falante. É ainda inspirada no romance de 1937 do autor Genzaburo Yoshino, intitulado “How Do You Live?”. A banda sonora está entregue ao colaborador de longa data de Hayao Miyazaki, Joe Hisaishi.