“Apanha-me esse Gringo”
de Adrian Grunberg
EUA – Ação/Aventura – 2012
Sinopse: Driver (Mel Gibson) não está a ter um grande dia e nada promete que fique melhor. Com o golpe de milhões que acabou de dar, poderia começar a pensar numas descansadas férias de verão, não tivesse esta hipótese ido parar- literalmente- a Sul da fronteira. Ao mesmo tempo que se vê envolvido numa perseguição a alta velocidade com a Patrulha de Fronteira dos EUA, e com um corpo a esvair-se em sangue no banco de trás do seu carro, Driver vai de encontro à divisória que separa os dois países, acabando por parar apenas…no México. Detido pelas autoridades mexicanas, Driver é enviado para uma prisão de alta-segurança, entrando no estranho e perigoso mundo de “El Pueblito”, onde não é fácil sobreviver, especialmente para um estrangeiro como Driver. A menos que seja com a ajuda de alguém que conhece os meandros desse lugar – como, por exemplo, um miúdo de 10 anos.

“As Neves de Kilimanjaro”
de Robert Guediguian
França – Drama – 2011
Sinopse: Apesar de ter perdido o emprego, Michel vive feliz com Marie-Claire. Amam-se há trinta anos, os filhos e os netos preenchem a sua vida, têm amigos muito chegados, orgulham-se dos seus combates sindicais e políticos e as suas consciências são tão transparentes como os seus olhares. Mas esta felicidade vai desmoronar-se juntamente a fechadura da porta perante o assalto de dois homens armados e mascarados que lhes batem, os amarram, lhes arrancam as alianças e fogem com os cartões de crédito de ambos. O choque será ainda mais violento quando souberem que esta brutal agressão foi organizada por um dos jovens operários da sua comunidade…

“Dark Horse – Diários de um falhado”
de Todd Solondz
EUA – Comédia/Drama – 2011
Sinopse: Abe é uma espécie de homem-criança. Aos trinta e poucos anos é incapaz de fazer parte do mundo dos adultos. Ainda vive na casa dos pais, trabalha sem qualquer entusiasmo na empresa do pai e passa a maior parte do tempo no eBay à procura de brinquedos antigos. Os únicos aliados de Abe são a sua superprotectora mãe e a secretária do seu pai, que de boa vontade acaba os trabalhos que ele deixa em atraso. Na sequência de um primeiro encontro incrivelmente desajeitado num casamento judaico com uma jovem chamada Miranda, Abe decide continuar a procurar a sua nova amiga, apesar de uma evidente falta de interesse mútuo.

“O Monge”
de Dominik Moll
França – Thriller – 2011
Sinopse: A história trágica do irmão Ambrosio, abandonado a nascença às portas de um Convento na Espanha católica do Século XVII. Ambrosio foi criado pelos irmãos do Convento e torna-se um pregador e é admirado pelo seu entusiasmo. A Chegada de um novato misterioso vai abalar as suas convicções e liderar o caminho do pecado.

“Prometheus” (3D)
de Ridley Scott
EUA – Ficção Cientifica – 2012
Sinopse: Uma expedição espacial em busca do maior de todos os segredos, torna-se num desafio à perseverança e sobrevivência da tripulação quando confrontada com um pesadelo como a humanidade nunca viu.

“Rampart O Renegado” 
de Oren Moverman
EUA – Drama – 2011
Sinopse: Los Angeles, 1999. Dave Brown é um veterano da guerra do Vietname e policia na esquadra do bairro de Rampart, relegado para o “trabalho sujo” utilizando o seu próprio código de justiça, na maior parte das situações não se preocupando em distinguir o certo do errado de modo a manter o seu estado de espírito de “missão”. Quando é apanhado em flagrante, por uma câmara, a espancar um suspeito, Brown acaba envolvido numa espiral pessoal e emocional, simultaneamente selando o seu destino ao recusar modificar o seu comportamento face aos acontecimentos recentes e à luz de um escândalo de corrupção no seu departamento. Brown interioriza a sua angústia, medo e paranoia, enquanto o mundo ao seu redor – composto por duas ex-mulheres que são irmãs, duas filhas, um velho mentor que apenas oferece maus conselhos, grupos de investigadores, e uma série aleatória e indiferente de mulheres- começa a fazer cada vez menos sentido. No final, o que resta é um ser humano que vai sendo desprovido de qualquer pretensão, machismo, arrogância, chauvinismo, homofobia, racismo, agressão, misantropia.

“SuperClássico” 
de  Ole Christian Madsen
Dinamarca – Comédia – 2011
Sinopse: O Superclásico na Argentina é conhecido pelo grande clássico do futebol deste país, Boca Juniors vs River Plate, os eternos rivais da cidade Buenos Aires. Esta comédia conta-nos a história de um casal que está prestes a divorciar-se. A Mulher que foi para a Argentina conheceu um jogador de futebol do Boca Juniors e o seu marido parte com o seu filho da Dinamarca, onde vivem, com destino a Buenos Aires, com o objectivo de tratar do divórcio. O Marido ao chegar a Buenos Aires fica surpreendido com a vida que a sua mulher leva, cheia de ostentação por ser casada com um jogador de futebol.