“Argumento de Amor”

de Marc Lawrence

EUA – Comédia – 2014

Sinopse: Keith Michaels já foi um argumentista de sucesso, premiado pela Academia… mas o seu momento de glória passou e enfrenta agora graves problemas financeiros. Por isso, aceita dar aulas a universitários, embora despreze a profissão de professor. Além das dificuldades previsiveis relacionadas com o novo ambiente profissional, vai ter de lidar com a embaraçosa atração que sente por uma das suas alunas, uma mãe solteira que decide assistir às suas aulas.

“Carlos do Carmo – Um Homem do Mundo”

de Ivan Dias

Portugal – Documentário – 2014

Sinopse: A história de Carlos do Carmo é contada pelo próprio num percurso que o leva à conversa com os seus melhores amigos: Júlio Pomar, António Costa, Rui Vieira Néry, Sara Pereira, Pilar Saramago, Ivan Lins, etc… . A partir da primeira gravação que fez aos 11 anos na Adega da Lucília, com a própria mãe, com o pai, com o guitarrista Carlos Ramos numa gravação narrada pelo mítico Linhares Barbosa. Grava um Baião de Luiz Gonzaga sobre um taxista, um “Chofer de Praça” que passa a ser o fim condutor desta história e da sua história.

“Dias e Noites”

de Christian Camargo

EUA – Drama – 2014

Sinopse: Numa adaptação livre de A Gaivota, de Anton Chekhov, uma família reunida num fim-de-semana enfrenta a volatilidade e fragilidade do amor perante o desejo irresponsável. A ação decorre na ruralidade americana do estado de Nova Inglaterra, na década de 1980, o argumento gira em torno de uma antiga estrela de cinema em declínio que traz o amante para a sua propriedade perto do lago, para visitar o irmão doente e o filho deste, aspirante a artista. Quando a excêntrica família se reúne com os seus empregados para celebrar o fim-de-semana do Memorial Day, as manifestações irresponsáveis de desejo causam danos irreparáveis e um acontecimento desastroso leva a família do estado de disfunção ao estado de desgosto. Uma tragi-comédia que encaminha o olhar para a natureza frágil e volátil do amor, nesta que é a primeira longa-metragem de Christian Camargo, que também assina o argumento.

“O Conto da Princesa Kaguya”

de Isao Takahata

Japão – Animação – 2013

Sinopse: Encontrada dentro de uma cana de bambu brilhante, uma pequena bebé é criada por um velho cortador de bambu e a sua mulher, tornando-se numa jovem bela e requintada, uma verdadeira princesa. Do campo à grande cidade, ela encanta todos os que consigo se cruzam, incluindo cinco pretendentes nobres a quem Kaguya pede missões aparentemente impossíveis, para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Além dos cinco pretendentes, a jovem chama a atenção do próprio Imperador… mas qual será mesmo o destino da Princesa Kaguya?

“O Sal da Terra”

de Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders

Brasil – Documentário – 2014

Sinopse: Nos últimos 40 anos, o fotógrafo Sebastião Salgado viajou por todos os continentes, nas pegadas de uma humanidade sempre em mutação. Testemunhou alguns dos maiores eventos da nossa História recente; conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Embarcou recentemente numa viagem à descoberta dos territórios virgens, fauna e flora, das paisagens grandiosas num enorme projecto fotográfico que presta tributo à beleza do planeta.

“Os Feitiços de Arkandias”

de Alexandre Castagnetti, Julien Simonet

França – Ação/Aventura – 2014

Sinopse: Theo descobre um livro sobre magia na biblioteca local. Para salvar a mãe de uma falsa acusação, Theo junta-se ao seu melhor amigo Bonnav e Laura, para fazerem um anel mágico que torna invisível quem o estiver a usar. Os problemas surgem quando três bruxas criminosas lhe roubam o anel, deixando-o incapaz de regressar ao estado normal. Numa corrida desesperada contra o tempo, conhecem um homem estranho chamado Arkandias, que de tudo fará para os ajudar.

“Pela Rainha”

de John Boorman

Reino Unido – Drama – 2014

Sinopse: 1943. Bill Rohan tem 9 anos e está extasiado por a escola ter sido destruída por uma bomba Luftwaffe extraviada, mas triste com a partida da irmã mais velha, grávida de um soldado canadiano e prestes a emigrar para o novo mundo.1952. Bill Rohan tem 18 anos e sonha, em casa da família à beira rio, com uma vida no estrangeiro, à espera de ser chamado para dois anos de serviço militar obrigatório no Exército.

“Preto ou Branco”

de Mike Binder

EUA – Drama – 2014

Sinopse: Preto ou Branco é a história de um avô que fica de repente responsável por cuidar da sua neta, quando esta perde a mãe. Quando a sua avó paterna tenta obter a custódia da neta com a ajuda do irmão, a menina é forçada a dividir-se entre as duas famílias. Com a melhor das intenções, as duas partes lutam por aquilo que consideram ser o mais certo e neste processo são obrigadas a confrontar-se com os medos e convicções mais profundos no que respeita a raça, perdão e compreensão.

“Tracers – Nos Limites”

de Daniel Benmayor

EUA – Ação/Aventura – 2015

Sinopse: Cam é um mensageiro de bicicleta que anda a ser perseguido por um gangue de mafiosos na cidade de Nova Iorque. Numa das suas tentativas de fuga, conhece a misteriosa e sedutora Nikki. Os dois passam a conviver e ela apresenta-lhe o mundo do Parkour. Agora, ele vai ter que usar todas as suas novas habilidades para conseguir sobreviver.

“Uma Vida ao teu Lado”

de George Tillman Jr.

EUA – Drama – 2015

Sinopse: A história de amor entre Luke, um antigo campeão de Rodeio desejoso de voltar à arena, e Sophia, uma estudante universitária que está prestes a embarcar num emprego de sonho no mundo das artes em Nova Iorque. Com caminhos e ideais opostos a testar a sua relação, Sophia e Luke cruzam-se inesperadamente com Ira, cujas memórias e o seu próprio romance de longa data com a já falecida mulher vão inspirar profundamente o jovem casal.