“A Batalha de Tabatô”
de João Viana
Portugal – Drama – 2013
Sinopse: Filmado em África e merecedor de uma menção especial no festival de Berlim, A Batalha de Tabatô é uma inversão do olhar sobre o continente, nas palavras do realizador, com o qual os portugueses têm laços importantes. Para o pai de Fatu, que regressa à Guiné-Bissau para o casamento dela com um músico, não é fácil escapar às memórias ainda bem presentes da guerra. De resto, a invenção da cultura moderna, as bases da música virtuosa, da agricultura, estão lá e não na Europa. De volta ao que em tempos foi a capital portuguesa, o silêncio é quase assustador. Por outro lado, esta é uma cidade onde a música reina, onde um simples chá açucarado dá sustento para uma noite criativa e um xilofone artesanal é tocado com energia pueril. De onde vem a música sensorial, de onde vem o cinema? Quem são estas personagens reais, quem somos nós?

“A Vida em Oranges”
de Julian Farino
EUA – Comédia – 2011
Sinopse: David e Paige Walling e Terry e Cathy Ostroff são melhores amigos e vizinhos em Orange Drive, nos subúrbios de Nova Jérsia. Esta confortável existência desaparece quando a filha pródiga, Nina Ostroff (Leighton Meester), que terminou recentemente a relação com o noivo Ethan, regressa a casa para o Dia de Ação de Graças depois de cinco anos de ausência. Em vez de se interessar pelo bem-sucedido filho dos vizinhos, Toby Walling, o que agradaria a ambas as famílias, é o melhor amigo dos seus pais, David, que capta a atenção de Nina. Quando a ligação entre Nina e David se torna inegável, a vida de todos entra em convulsão, especialmente a de Vanessa Walling, filha de David e melhor amiga de infância de Nina. Não demora muito até as ramificações do caso começarem a afetar todos os membros da família, de maneiras inesperadas e hilariantes, levando-os a despertar para as suas vidas, reavaliar o que significa ser feliz e perceber que às vezes, o que parece ser um desastre, acaba por ser exatamente o que precisamos.

“Amor à Prova de Roubo”
de Rob Minkoff
EUA – Comédia – 2011
Sinopse: Tripp Kennedy entra num banco quase na hora de fecho, e no preciso momento em que dois gangues distintos decidem, involuntariamente, assaltá-lo em simultâneo. Quando o tiroteio começa, Tripp decide proteger a inteligente e bonita bancária Kaitlin. Os gangues – um claramente composto por profissionais e o outro constituído por um par de palermas chamados Peanut Butter e Jelly – entram num complexo duelo em bom estilo ‘mexicano’. Entretanto, o sistema de segurança do banco bloqueia e prende todos dentro do edifício. À medida que a noite avança, segue-se um hilariante jogo de gato e rato com Tripp e Kaitlin a tentar dar a volta à situação, escapar com vida e evitar apaixonar-se… ou não.

“Assassinos de Férias”
de Ben Wheatley
Reino Unido – Drama – 2012
Sinopse: Chris quer mostrar o seu mundo a Tina e quer fazê-lo à sua maneira – numa viagem através das ilhas britânicas, na sua adorada caravana. Tina levou uma vida enclausurada e há coisas que Chris quer que ela veja: o Museu Tramway Crich, o Viaduto Ribblehead, o Museu Pencil Keswick e a paisagem rural que separa estas maravilhas. Mas não demora muito até que o sonho se comece a desvanecer…

“Depois da Terra”
de M. Night Shyamalan
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Uma aterragem forçada deixa o adolescente Kitai Raige e o seu lendário pai Cypher presos na Terra, 1000 anos depois da Humanidade ter escapado a eventos cataclísmicos. Com Cypher gravemente ferido, Kitai embarca numa perigosa viagem para pedir ajuda, enfrentando terrenos desconhecidos, espécies animais evoluídas que agoram dominam o planeta e uma criatura alienígena imparável que escapou durante o acidente. Pai e filho devem aprender a trabalhar em conjunto e a confiar um no outro se querem ter alguma oportunidade de regressarem a casa.

“Forças Especiais”
de Stéphane Rybojad
EUA – Ação/Aventura – 2012
Sinopse: A jornalista de guerra Elsa Casanova é feita refém pelos Talibãs, no Afeganistão. Perante a iminente possibilidade de execução, é enviada uma unidade de Forças Especiais para libertá-la. Numa das zonas mais deslumbrantes mas mais hostis do mundo, inicia-se uma impiedosa perseguição entre os sequestradores, os quais não têm qualquer intenção de a deixar escapar, e o grupo de soldados que arrisca as suas vidas para salvar Elsa e levá-la de volta para casa. Esta mulher forte e independente e estes homens de honra são forçados a enfrentar situações de grande perigo às quais indissoluvelmente se ligam – emocional, violenta e intimamente.

“Jovens Delinquentes”
de Ron Scalpello
Reino Unido – Thriller – 2012
Sinopse: Cruel jornada através do atual sistema de justiça juvenil feita pelo olhar de Tommy Nix. Para Tommy, a namorada e o futuro filho são a sua vida – a sua razão de viver – até ao dia em que são brutalmente atacados – danos colaterais de um assalto à mão armada e assassinato por parte de um implacável gangue durante tumultos na cidade.Enraivecido e com sede de vingança Tommy acaba preso na mesma instituição, com o objetivo de fazer justiça. Eles tiraram-lhe tudo, agora Tommy vai travar uma batalha contra os responsáveis e aplicar a sua própria forma de justiça.

“My Way”
de Florent-Emilio Siri
França – Biografia – 2012
Sinopse: A história trágica de Claude François, ícone da música francesa, que morreu em 1978, com 39 anos, e que, mais de trinta anos após a sua morte continua a fascinar. Estrela idolatrada e homem de negócios, ‘one-man-show’ e estratega de marketing, muito à frente do seu tempo, máquina de fazer dinheiro e magnata dos media, e também pai de família e mulherengo incorrigível...

“No Nevoeiro”
de Sergei Loznitsa
Rússia – Drama – 2012
Sinopse: Fronteiras ocidentais da URSS, 1942. A região está sob ocupação alemã e os habitantes locais tentam resistir a todo custo. Sushenya, um trabalhor dos caminhos de ferro, é acusado de traição e é levado pelos seus companheiros para o meio do bosque para ser executado. Mas quando todos caem numa emboscada, a linha que separa a traição do heroísmo desaparece e Sushenya é obrigado a fazer uma escolha moral.

“Paixão”
de Brian De Palma
Alemanha – Drama – 2012
Sinopse: Christine possui uma elegância natural e a espontaneidade de quem tem uma relação saudável com o dinheiro e o poder. Inocente, adorável e facilmente enganável é Isabelle a sua protegida, cheia de ideias inovadoras que Christine decide roubar sem qualquer escrúpulo. Afinal de contas, elas estão ambas na mesma equipa… Christine sente prazer em controlar a jovem Isabelle, conduzindo-a passo a passo num profundo jogo de sedução e manipulação, dominação e humilhação. Mas quando Isabelle acaba na cama com um dos amantes de Christine, começa uma guerra. Na noite do assassinato, Isabelle está no ballet, enquanto Christine recebe um convite à sedução. De quem? Christine adora surpresas. Ela vai nua ao encontro do amante misterioso que a espera no quarto…