“A mamã, os rapazes, e eu!”
de Guillaume Gallienne
França – Comédia – 2013
Sinopse: Tinha quatro ou cinco anos de idade quando a minha mãe me deu o seu primeiro presente. Quando ela nos chama para o jantar, a mim e aos meus dois irmãos, ela diz “Rapazes e Guilherme, para a mesa!” e a última vez que falei com ela ao telefone ela desligou dizendo “Um beijo, querida”; mas a verdade é que entre estas duas frases há alguns mal-entendidos.
“Bairro 13”
de Camille Delamarre
Canadá – Ação/Aventura – 2014
Sinopse: Num bairro de Detroit os edifícios de tijolos abandonados servem agora de abrigo aos criminosos mais perigosos. Incapaz de controlar o crime, a polícia construiu um gigantesco muro de contenção em torno desta área para proteger o resto da cidade. Damien Collier é um polícia infiltrado, determinado em apanhar Tremaine, o assassino do pai, e acabar com a corrupção. Para Lino, um ex-presidiário que vive no Bairro, todos dias é uma luta para sobreviver e conseguir levar uma vida honesta. Os caminhos de Damien e Lino nunca se deviam ter cruzado, mas quando Tremaine sequestra a namorada de Lino, Damien decide aceitar a ajuda do ex-presidiário, e juntos vão tentar acabar com a sinistra conspiração que ameaça destruir toda a cidade.
“Como Treinares o Teu Dragão 2”
de Dean Deblois
EUA – Animação – 2014
Sinopse: O extraordinário segundo filme da épica trilogia «Como Treinares o teu Dragão» traz-nos de volta ao fantástico mundo de Hiccup e Desdentado, cinco anos depois de os dois terem conseguido a união e a paz entre os dragões e os vikings na ilha de Berk. Enquanto Astrid, Escarreta e o resto do grupo se divertem com corridas de dragões (o novo desporto favorito da ilha) o nosso inseparável par vagueia pelos céus descobrindo territórios e explorando mundos novos. Quando uma das suas aventuras conduz à descoberta duma secreta caverna de gelo que é o ninho de centenas de novos dragões selvagens e do misterioso Dragão Cavaleiro, os nossos dois amigos ficam bem no centro duma batalha para protegerem a paz. Agora Hiccup e Desdentado têm que trabalhar em conjunto para defender aquilo em que acreditam, convencidos de que, só unidos, têm o poder de mudar o futuro de homens e dragões.
“Diamantes Negros”
de Miguel Alcantud
Espanha – Drama – 2014
Sinopse: Chegaram com 15 anos à Europa vindos de África e com a promessa de que seriam estrelas de Futebol. Amadou e Moussa, amigos de infância, são descobertos no Mali por um olheiro, separados das suas famílias e trazidos para Madrid para triunfarem. Uma viagem por Espanha, Portugal e o norte da Europa que nos mostra os podres do mundo do futebol e a exploração das hipotéticas estrelas pelos agentes. Um negócio que deixará de trata-los como crianças para os ver como “Diamantes Negros”.
“Só os amantes sobrevivem”
de Jim Jarmusch
EUA – Drama – 2013
Sinopse: Nas cidades românticas e desoladas de Detroit e Tânger, Adam, um músico profundamente deprimido, encontra Eve, a sua amante, uma mulher robusta e enigmática. Esta história de amor dura há séculos, mas este idílio libertino é interrompido pela chegada da pequena irmã de Eve, extravagante e incontrolável. Estas duas pessoas à margem, sábias mas frágeis, poderão continuar a sobreviver no mundo moderno que está em colapso ao seu redor?