“Alentejo, Alentejo”
de Sérgio Tréfaut
Portugal – Documentário – 2013
Sinopse: De origem popular, o “cante” alentejano sobrevive graças aos grupos que o cultivam no Alentejo e na periferia de Lisboa, os quais recapitulam em ensaio o repertório conhecido de memória, quase sem registo escrito ou sonoro e com reduzidas alterações criativas. No Alentejo, dezenas de grupos amadores reúnem-se regularmente para ensaiar antigos cantos polifónicos e para improvisar cantos sobre o tempo presente. Nascido nas tabernas e nos campos, cantado por camponeses e por mineiros, o cante alentejano deixou os campos e atravessou as fronteiras da sua região. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia industrial de Lisboa e em diversos países de emigração, acentuando o cante como traço identitário dos alentejanos onde quer que estejam. Este filme é uma viagem pelo Portugal contemporâneo, através de um modo musical único e dos seus intérpretes.
“I Love Kuduro”
de Mário Patrocínio
Portugal – Documentário – 2013
Sinopse: Criado nas discotecas e raves da Baixa de Luanda através de uma fusão entre batidas House , Techno e ritmos tradicionais angolanos, o Kuduro transbordou do centro da cidade para a periferia. Rapidamente se espalhou por Angola, por África e agora por todo mundo. O Kuduro mistura dança, música e lifestyle, as suas letras inspiram-se nas coisas simples do dia-a-dia, e a sua cultura está presente um pouco por todo o lado – seja numa esquina, numa escola, num táxi ou até num estádio de futebol.
“Jersey Boys: Em Busca da Música”
de Clint Eastwood
EUA – Biografia – 2014
Sinopse: A história de quatro jovens rapazes fora-da-lei de Nova Jérsia, que se juntam e formam o icónico grupo musical dos anos 60, “The Four Seasons”. A história das maiores provações e triunfos do grupo é acompanhada pelas canções que influenciaram uma geração: “Sherry”, “Big Girls Don’t Cry”, “Walk Like a Man”, “Dawn”, “Rag Doll”, “Bye Bye Baby”, “Who Loves You”, entre outras. Estes clássicos estão a ser reconhecidos por uma nova geração de fãs através do musical que marca presença na Broadway há mais de oito anos e que tem corrido algumas das principais salas de espetáculo em todo o mundo.
“Maze Runner – Correr ou Morrer”
de Wes Ball
EUA – Ficção Cientifica – 2014
Sinopse: Num cenário pós-apócalítico, uma comunidade de rapazes descobre que estão presos num labirinto misterioso. Juntos, terão de descobrir como escapar, resolver o enigma e revelar o arrepiante segredo acerca de quem os colocou ali e por que razão. Sem dúvida um filme de cortar a respiração recheado de suspense do primeiro ao último minuto.
“Má Raça”
de Leos Carax
França – Crime/Drama/Romance – 2014
Sinopse: Paris, um fututo próximo. Marc e Hans são dois ladrões que devem dinheiro a uma mulher americana cruel que lhes dá duas semanas para pagarem. Planeiam roubar e vender um antídoto para um novo vírus semelhante à SIDA, chamado STBO, que está a matar os que “praticam sexo sem amor”, mas precisam de alguém com mãos rápidas. Recrutam Alex, apelidado de “língua veloz”, um miúdo rebelde que está a terminar a sua relação com Lisa, a sua namorada de 16 anos. Pouco antes do roubo, as coisas complicam-se…
“Namoro à Espanhola”
de Emilio Martínez Lázaro
Espanha – Comédia – 2014
Sinopse: Um dos maiores sucessos espanhóis de todos os tempos. Um jovem andaluz, Rafa, conhece Amaia, uma mulher do país Basco, por quem se apaixona. Quando esta abandona Sevilha e regressa ao norte, Rafa decide ir atrás dela até à sua pequena aldeia mas para se aproximar da sua amada, terá de conquistar o pai da rapariga e isso significa fazer passar-se por Basco.
“Num Outro Tom”
de John Carney
EUA – Comédia – 2013
Sinopse: Gretta e Dave são dois namorados e parceiros na composição de músicas, que partem para Nova Iorque quando Dave consegue um contrato com uma grande empresa discográfica. Só que a fama e o sucesso acabam por envolver Dave, que decide deixar a namorada. Mas o mundo de Gretta dá uma feliz reviravolta quando esta conhece Dan, um ex-executivo discográfico completamente falido e em desgraça, que fica imediatamente rendido ao talento em bruto de Gretta quando assiste a uma atuação num palco em East Village. Deste encontro casual resulta uma encantadora e transformadora colaboração, tendo como palco a banda sonora de um verão em Nova Iorque.
“Paixões Cruzadas”
de Leos Carax
França – Drama – 1984
Sinopse: Alex vagueia por Paris depois da namorada o ter deixado e acaba por assistir à ruptura entre Mireille e o namorado. No chão encontra um convite para uma festa no dia seguinte… Alex e Mireille acabam por se encontrar nessa festa, por onde também anda um astronauta e um técnico de cinema mudo. Contam as suas histórias de vida e Alex acaba por se declarar, num amor que só durará uma noite.