“Cadências Obstinadas”

de Fanny Ardant

França – Romance – 2013

Sinopse: Na noite da passagem do ano, um pequeno grupo embrenha-se na sala dum velho hotel em ruínas. Carmine, o mais velho do grupo, lança um desafio a um dos homens, Furio: tem 4 meses para restaurar o hotel e inaugurá-lo com grande pompa. Consciente das dificuldades mas desejoso de se mostrar à altura, Furio aceita encorajado pela sua mulher Margo que acredita que esta missão permitirá ao casal reencontrar o ímpeto perdido.

“Capitão América: O Soldado do Inverno”

de Joe Russo, Anthony Russo

EUA – Ação/Aventura – 2014

Sinopse: Depois dos acontecimentos cataclísmicos em Nova Iorque com Os Vingadores, Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vive tranquilamente em Washington, D.C. e tentar-se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. está sob ataque, Steve vê-se envolvido numa teia de intrigas que ameaçam colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para desmascarar a conspiração cada vez maior ao mesmo tempo que combate assassinos profissionais enviados para o silenciar a cada passo. Quando toda a trama dos vilões é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra recorrem à ajuda de um novo aliado, o Falcão. No entanto, depressa se deparam contra um inimigo inesperado e formidável – o Soldado do Inverno.

“Centurião”

de Neil Marshall

Reino Unido – Ação/Aventura – 2010

Sinopse: Quintus, o único sobrevivente de um ataque selvagem a uma fortificação romana de fronteira, na Inglaterra dos pirmeiros anos da era Cristã, decide alistar-se na IX legião do General Virilus e juntar-se à missão de exterminar as terríveis tribos conhecidas como Pictos. Quando a legião sofre um ataque surpresa e Virilus é capturado, Quintus e os poucos soldados que restam acabam por lutar pela sobrevivência em campo inimigo enquanto procuram salvar o seu general, escapar ao inimigo, à tortura e à morte certa.

“J.A.C.E.”

de Menelaos Karamaghiolis

Grécia – Drama – 2011

Sinopse: Um thriller situado entre os bastidores e o submundo do circo, conta a história de uma criança raptada por uma rede de tráfico infantil nos novos Balcãs. Com a participação de Diogo Infante, o filme é uma co-produção da Grécia, Turquia e Macedónia.

“Mãe e Filho”

de Calin Peter Netzer

Roménia – Drama – 2013

Sinopse: Cornelia tem 60 anos: o filho, Barbu, com 34 anos, desafia a sua autoridade para ganhar independência. Mas quando ele está envolvido num trágico acidente, o instinto materno é maior. A mãe usa então todas as suas competências, os seus amigos no poder e o dinheiro, para evitar que o seu filho acabe na prisão. Na esperança que a criança dependente que ele já foi regresse. Mas a fronteira entre o amor materno e a manipulação é ténue… Será que conseguirá deixar o filho viver a vida que ele pretende?

“O Filho de Deus”

de Christopher Spencer

EUA – Drama – 2014

Sinopse: Com o português Diogo Morgado à frente dum importante elenco internacional, o filme relata-nos a vida pública de Jesus até à sua morte na cruz e posterior ressurreicão. Um retrato fiel da vida de Jesus, com uma fidelidade que só a fé partilhada pelos produtores pode garantir.

“Palácio das Necessidades”

de Bertrand Tavernier

França – Comédia – 2013

Sinopse: Alto e imponente, Alexandre Taillard de Worms é um homem cheio de estilo muito do agrado feminino. Acresce que é também Ministro dos Negócios Estrangeiros do país das luzes: a França. Com a sua cabeleira prateada e o seu corpo atlético ligeiramente bronzeado, movimenta-se nos palcos mundiais, desde a tribuna das Nações Unidas em Nova Iorque a Oubanga, um pequeno barril de pólvora. Aí, ele reúne os poderosos e invoca as potências no sentido de trazer a paz, acalmar os ânimos e reforçar a sua aura de futuro Prémio Nobel da Paz cósmica. Alexandre Taillard de Worms é uma força a considerar, travando a sua própria guerra sustentado na sua trindade de conceitos diplomáticos: legitimidade, unidade e eficácia. Ele enfrenta os neoconservadores americanos, os russos corrompidos e os gananciosos chineses. O mundo até pode não merecer a magnanimidade da França, mas a sua arte seria desperdiçada se se confinasse ao território francês. É neste contexto que surge Arthur Vlaminck, um jovem universitário que prepara a sua tese. Arthur é contratado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Na verdade, cabe-lhe redigir os discursos do Sr. Ministro, mas também tem de aprender a gerir as sensibilidades do seu chefe e respetiva comitiva, encontrar o seu lugar entre o diretor do Gabinete e os consultores que gravitam num Quai d’Orsay – a sede do ministro – em que o stress, a ambição e as trapaças são uma prática diária. Mas quando ele pensa que consegue influenciar o destino do mundo, tudo parece ameaçado pela inércia dos burocratas.

“Safari em África”

de Ben Stassen

Bélgica – Documentário – 2013

Sinopse: Desde as dunas desertas da Namíbia até ao topo do Monte Kilimanjaro, observe algumas das espécies em perigo de extinção do nosso planeta. Graças ao 3D de alta qualidade, e aos métodos de filmagem pioneiros poderá imergir numa extraordinária diversidade de ecossistemas selvagens e descobrir como os animais lidam com a constante invasão do Homem.