“A Dupla Pele do Diabo”
de Lee Tamahori
Bélgica – Biografia – 2011
Sinopse: Baseado numa história verídica de dinheiro, poder e decadência, “A Dupla Pele do Diabo” dá-nos um retrato profundo da vida de transgressão, excesso e violência de Bagdad em 1987.

“Adeus, Minha Rainha”
de Benoît Jacquot
França – Drama – 2012
Sinopse: Versalhes, Julho de 1789. A turbulência está a crescer na corte do Rei Luís XVI. O povo está a manifestar-se e a revolução está iminente. No palácio real, toda a gente está a pensar em fugir, incluindo a Rainha Marie Antoinette e a sua «entourage». Entre as damas de companhia encontra-se Sidonie Laborde que é quem lê para a monarca e se tornou muito íntima dela, e que vai viver com grande surpresa as primeiras horas da Revolução Francesa.

“As Crianças de Paris”
de Roselyne Bosch
França – Drama – 2010
Sinopse: 1942. Joseph Weismann tem 11 anos de idade. Na manhã de 6 de Junho, de 1942, é obrigado a ir para a escola com uma estrela amarela presa ao peito. O novo decreto anti-judaico do governo francês acaba de entrar em vigor. À semelhança de todos os judeus na França, Jo descobre que está proibido de ir a parques, cinemas, feiras e jardins públicos… Mas ainda assim, Jo e sua família vivem em felicidade Até o amanhecer de 16 de Julho, de 1942, quando essa frágil felicidade é destruída… às 4 da manhã, com gritos e murros nas portas. Homens de uniforme preto entram de rompante nos apartamentos. Jo e a sua família são retirados das suas camas e colocados em autocarros… por polícias franceses! Para grande desespero de uma comunidade profundamente ligada à sua nova pátria. 13.000 Judeus são enviados para o Velódromo de Inverno em Paris. Esta é a maior rusga da História praticado pela…. polícia francesa! Cinco dias sem água, comida ou cuidados de saúde. O Dr. Sheinbaum, (Jean Reno) apanhado na mesma situação de todos os outros, faz o que pode. Annette Monod (Melanie Laurent), uma enfermeira protestante da Cruz Vermelha, está chocada com o racismo do governo do seu país.

“Até que o fim do mundo nos separe”
de Lorene Scafaria
EUA – Comédia – 2012
Sinopse: Um asteróide com 100 quilómetros de largura está em rota de colisão com a Terra e a derradeira tentativa para o evitar falhou. O que também está a falhar é o casamento do vendedor de seguros Dodge: a notícia de que o mundo vai acabar em 21 dias levou a sua mulher a deixá-lo de imediato. Dodge é um homem que sempre jogou segundo as regras, enquanto a sua vizinha Penny é uma extrovertida que nunca o fez. Partindo destas perspectivas opostas, ambos decidem abraçar o iminente fim do mundo com uma venda nos olhos. Dodge recusa juntar-se aos seus amigos que se comportam de forma cada vez mais impensada, enquanto Penny se concentra nos problemas da sua relação com um músico demasiado absorvido consigo mesmo. Estes dois seres à margem encontram-se pela primeira vez quando Penny tem uma noite dura e mais tarde quando ela entrega a Dodge uma carta que se extraviara. Essa carta pode alterar o futuro de Dodge: é de uma antiga namorada do liceu, Olivia, o amor da sua vida. Quando uma zaragata se desenrola à volta do seu prédio de apartamentos, Dodge percebe que deve ir à procura de Olivia antes que seja tarde demais, enquanto Penny toma a decisão de passar os seus últimos dias com a família, em Inglaterra. Aproveitando a ocasião, Dodge promete ajudar Penny a chegar até à sua família, se ela providenciar transporte imediato para os dois no seu carro. Ela aceita, eles fogem. Pela estrada fora juntos, as viagens pessoais destes improváveis companheiros de percurso vão acelerar ao máximo e as suas perspectivas de vida – ao contrário do mundo à sua volta muito em breve – vão florescer…

“Cirkus Columbia”
de Danis Tanovic
Bósnia Herzegovina – Drama – 2010
Sinopse: Na Bósnia-Herzegovina, no despertar da guerra e depois de anos de domínio comunista, um novo governo democrático é eleito. Todos os funcionários do antigo sistema são perdoados. Este é o sinal para Divko Buntic regressar à sua cidade no sul do país e começar uma série de pequenas vinganças após anos de exílio. Regressa com uma nova mulher, quarenta anos mais nova, um Mercedes novo, um gato preto e imenso dinheiro. A sua primeira vingança bem-sucedida envolve a  ex-mulher e o filho. E durante algum tempo, parece que Divko e o seu dinheiro levarão a melhor. Mas a vida toma um novo rumo quando o gato, o seu maior orgulho, desaparece numa noite…

“Dredd”
de Pete Travis
Reino Unido – Ação/Aventura – 2012
Sinopse: O futuro da América é um deserto sem esperança. Na sua costa Este, desde Boston a Washington DC, situa-se Mega City One – uma vasta e violenta metrópole onde os criminosos governam as ruas caóticas. A única força de ordem reside nos polícias urbanos chamados “Juízes”, que possuem a capacidade de julgar, condenar e executar de uma só vez. Conhecido e temido em toda a cidade, Dredd é o derradeiro Juiz, determinado em salvar a cidade do seu mais recente flagelo – uma perigosa epidemia de droga, chamada “Slo-Mo”, que permite aos seus utilizadores experimentarem a realidade numa fração da sua velocidade normal. Num vulgar dia de trabalho, Dredd é escolhido para treinar e avaliar Cassandra Anderson, uma novata que possui poderosas capacidades psíquicas devido a uma mutação genética. Um terrível crime leva-os a um bairro onde os juízes raramente se aventuram a entrar- um edifício de 200 andares controlado pelo clã de Ma-Ma, uma prostituta que controla o trafico da droga. Quando Dredd e Cassandra capturam um elemento do círculo privado do clã, Ma-Ma assume o controlo da acção e inicia uma guerra suja e cruel contra os juízes, deixando claro que nada a vai impedir de proteger o seu império. Rodeados por um cada vez maior número de inimigos, e sem fuga à vista, Dredd e Anderson são obrigados a entrar numa impiedosa batalha pela sobrevivência.

“Uma Fuga Perfeita”
de David Twohy
EUA – Thriller – 2009
Sinopse: Os recém casados Cliff e Cydney encontram-se no interior do Hawai a percorrer um trilho de selva quando ouvem a notícia de que a polícia descobriu um macabro crime e que os suspeitos do assassinato se encontram algures nas proximidades daquele trilho. Sem saber se devem ficar ou partir, o par junta-se a outros dois casais no exato momento em as coisas começam a correr horrivelmente mal.