"As Mil e uma Noites" (2015)_5

Foram hoje divulgados os primeiros vencedores de seis categorias dos European Film Awards 2015 (Prémios do Cinema Europeu), os mais importantes prémios cinematográficos europeus, para as categorias de Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Design de Produção, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Compositor e Melhor Design de Som.

O filme português de Miguel Gomes, “As Mil e Uma Noites” venceu o prémio de Melhor Design de Som (Vasco Pimentel e Miguel Martins). O Júri considerou que: “O design de som de “As Mil e Uma Noites” possui uma identidade forte, combinando estilos, tanto da ficção, como do documentário. Cada sequência de sons desenvolve um original ponto de vista que acompanha a narração. O resultado é brilhantemente poético, audacioso e cheio de vida.”.

As restantes nomeações para os prémios da European Film Academy serão reveladas dia 7 de novembro, durante o Festival de Cinema de Sevilha, em Espanha. A cerimónia da 28ª edição realiza-se no dia 12 de dezembro, em Berlim, onde serão entregues os restantes prémios.

 

Melhor Fotografia

Martin Gschlacht, por Goodnight Mommy (Austria)

Melhor Edição

Jacek Drosio, por Body (Polónia)

Melhor Design de Produção

Sylvie Olivé, por The Brand New Testament (Bélgica/França/Luxemburgo)

Melhor Guarda-Roupa

Sarah Blenkinsop, por The Lobster (RU/Irlanda/Grécia/França/Países Baixos)

Melhor Compositor

Cat’s Eyes, por The Duke of Burgundy (RU/Hungria)

Melhor Design de Som

Vasco Pimental e Miguel Martins, por As Mil e Uma Noites – Vol. I-III (Portugal/Alemanha/França/Suíça)