European Film Awards 2024: “O Quarto ao Lado”, “No Other Land” e “A Substância” entre os nomeados a Melhor Filme Europeu

“O Quarto ao Lado” de Pedro Almodóvar, e “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, lideram as nomeações com quatro categorias cada, incluindo Melhor Filme e Melhor Realização.
"O Quarto ao Lado"(2024), de Pedro Almodóvar "O Quarto ao Lado"(2024), de Pedro Almodóvar
"O Quarto ao Lado"(2024), de Pedro Almodóvar

Academia de Cinema Europeu revelou os nomeados das principais categorias da 37.ª edição dos European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu), que este ano realiza a sua cerimónia de entrega de prémios no dia 7 de dezembro, em Lucerna, na Suíça.

Uma das novidades desta edição é que as categorias de Melhor Documentário e Melhor Filme de Animação são também elegíveis para a categoria Filme Europeu, que este ano nomeia 15 filmes. “O Quarto ao Lado” de Pedro Almodóvar, e “Emilia Pérez” de Jacques Audiard, lideram as nomeações com quatro categorias cada, incluindo Melhor Filme e Melhor Realização.

O filme escrito e realizado por Almodóvar, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, é um dos favoritos a vencer nesta edição dos EFA. “O Quarto ao Lado”, que estreia a 5 de dezembro nas salas de cinema em Portugal, conta a história de uma mãe muito imperfeita e de uma filha rancorosa separadas por um grande mal-entendido. Entre eles, uma outra mulher, Ingrid (interpretada por Julianne Moore), amiga da mãe, é a guardiã tanto da dor como da amargura de ambas. Martha, a mãe (interpretada por Tilda Swinton), é repórter de guerra e Ingrid é romancista de auto ficção.

banner slider 2024 header 2 1

Seguem-se A Rapariga da Agulha”, do sueco Magnus von Horn, “The Seed of the Sacred Fig”, do realizador do Irão Mohammad Rasoulof, com três nomeações cada, e o documentário palestino mais falado na Berlinale, “No Other Land”, e o filme sensação de terror de Cannes, “A Substância”, ambos com duas nomeações cada.

O cinema português encontra-se representado nos Prémios do Cinema Europeu, na categoria de Melhor Curta-Metragem, com o filme “2720”, do realizador luso suíço Basil da Cunha, comissariada pelo Batalha Centro de Cinema, produzida pela Arquipélago Filmes, e que conta com a promoção e distribuição pela Agência da Curta Metragem.

Dos cinco nomeados a Melhor Realização, duas são mulheres: a inglesa Andrea Arnold, por “Bird” e a italiana Maura Delpero, por “Vermiglio”.

As nomeações baseiam-se nos votos de cinco mil membros da Academia Europeia de Cinema que assistiram aos filmes incluídos na Seleção Anual da Academia. Agora os membros da Academia votarão nos vencedores.

A Academia de Cinema Europeu publicou também hoje uma imagem a exigir “paz, cessar fogo e o fim da violência” no mundo.

img 8492 2

European Film Awards 2024: Nomeados

Melhor Filme
Bye Bye Tiberias (França, Bélgica, Palestina, Catar), de Lina Soualem
Dahomey (França, Senegal), de Mati Diop
Emilia Pérez (França), de Jacques Audiard
Flow (Letónia, França, Bélgica), de Gints Zilbalodis
In Limbo (Polónia), de Alina Maksimenko
Living Large (República Checa, França, Eslováquia), de Kristina Dufková
No Other Land (Palestina, Noruega), de Yuval Abraham, Rachel Szor, Basel Adra e Hamdan Ballal
Savages (Suíça, França, Bélgica), de Claude Barras
Soundtrack to a coup d’etat (França, Bélgica, Holanda), de Johan Grimonprez
Sultana’s Dream (Espanha, Alemanha, Índia), de Isabel Herguera
The Room Next Door (Espanha), de Pedro Almodóvar
The Seed of the Sacred Fig (Alemanha, França), de Mohammad Rasoulof
The Substance (Reino Unido, EUA, França), de Coralie Fargeat
They Shot The Piano Player (Espanha, França, Holanda, Portugal, Peru), de Fernando Trueba e Javier Mariscal
Vermiglio (Itália, França, Bélgica), de Maura Delpero

Melhor Documentário
Bye Bye Tiberias, de Lina Soualem
Dahomey, de Mati Diop
In Limbo, de Alina Maksimenko
No Other Land, de Yuval Abraham, Rachel Szor, Basel Adra e Hamdan Ballal
Soundtrack to a coup d’etat, de Johan Grimonprez

Melhor Filme de Animação
Flow – À Deriva, de Gints Zilbalodis
Living Large, de Kristina Dufková
Savages, de Claude Barras
O Sonho da Sultana, de Isabel Herguera
Mataram o Pianista, de Fernando Trueba e Javier Mariscal

Melhor Realização
Andrea Arnold, por Bird
Jacques Audiard, por Emilia Pérez
Pedro Almodóvar, por The Room Next Door
Mohammad Rasoulof, por The Seed of the Sacred Fig
Maura Delpero, por Vermiglio

Melhor Atriz
Renate Reinsve, em Armand
Karla Sofía Gascón, em Emilia Pérez
Trine Dyrholm, em The Girl With the Needle
Vic Carmen Sonne, em The Girl With the Needle
Tilda Swinton, em The Room Next Door

Melhor Ator
Franz Rogowski, em Bird
Ralph Fiennes, em Conclave
Lars Eidinger, em Dying
Daniel Craig, em Queer
Abou Sangare, em Souleymane’s Story

Melhor Argumento
Jacques Audiard, por Emilia Pérez
Magnus von Horn & Line Langebek, por The Girl With the Needle
Pedro Almodóvar, por The Room Next Door
Mohammad Rasoulof, por The Seed of the Sacred Fig
Coralie Fargeat, por The Substance

European Discovery – Prix FIPRESCI
Armand, de Halfdan Ullmann Tøndel
Hoard, de Loran Dunn
Kneecap, de Rich Peppiatt
Santosh, de Sandhya Suri
The New Year that Never Came, de Bogdan Mureșanu
Toxic, de Saulė Bliuvaitė

European Young Audience Award
Lars is LOL, de Eirik Sæter Stordahl,
The Remarkable Life of Ibelin, de Benjamin Ree
Winners, de Soleen Yusef

Melhor Curta-Metragem
2720, de Basil da Cunha
Clamor, de Salomé Da Souza
The Exploding Girl, de Caroline Poggi, Jonathan Vinel
The Man Who Could Not Remain Silent, de Nebojša Slijepčević
Wander to Wonder, de Nina Gantz

European University Film Awards
April, de Dea Kulumbegashvili 
Armand, de Halfdan Ullmann Tøndel
Kneecap, de Rich Peppiatt 
Moon, de Kurdwin Ayub
Three Kilometres to the end of the world, de Emanuel Pârvu

Skip to content