European Short Films Amarante 2015: Candidaturas até 15 de junho

European Short Films Amarante 2015

Já está em marcha a 2ª edição do Festival European Short Films Amarante, que irá realizar-se entre os dias 11 e 13 de setembro. O objetivo da organização conjunta do Cineclube de Amarante e da Casa da Juventude de Amarante é proporcionar a jovens realizadores um espaço de formação e de divulgação do seu trabalho e aumentar a oferta cultural da cidade e da região.

O evento é direcionado para jovens realizadores entre os 16 e os 30 anos de idade, podendo participar inscrevendo curtas-metragens com uma duração máxima de 30 minutos. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de junho, inclusivamente. Serão aceites inscrições de realizadores residentes em qualquer um dos países da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade. Contudo, só serão aceites filmes com data posterior a janeiro de 2010. As inscrições podem ser feitas no site.

Em 2014, ano de eleições europeias, o festival foi subordinado ao tema “Europa e Cidadania”. Na edição 2015 o tema é livre. Haverá prémios para os três primeiros classificados e ainda um prémio local para a melhor curta-metragem de um realizador de Amarante ou dos concelhos vizinhos (Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende).

Tendo em vista a internacionalização do festival amarantino, a organização formalizou já uma parceria com o Festival Busho de Budapeste (Hungria), um evento dedicado também a curtas-metragens e que teve origem em 2004. Esta parceria irá resultar na promoção do festival amarantino na Hungria e noutros países de Leste onde o Busho tem maior implantação.

Fonte: European Short Films Amarante