“Família Italiana – La Famiglia” é o tema da 7ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que irá decorrer até 18 de maio, em várias cidades do país: Lisboa (10-18 abril), Coimbra (21-23 abril), Porto (24-27 abril), Funchal (8-11 maio), e Loulé (16-18 maio) – mote que remete para o ambiente familiar da década de cinquenta e que é protagonizada por membros da Comunidade Italiana em Lisboa, do Instituto Italiano de Cultura e da própria equipa do festival.
A programação deste ano conta com a exibição de 39 filmes, entre as quais, cinco são ante-estreias em Portugal: a sessão de abertura, “Viva la Libertà” de Roberto Andò, a sessão de encerramento, “Il Capitale Umano” de Paolo Virzì, “Salvo” de Antonio Piazza e Fabio Grassadonia, “Zoran, il mio Nipote Scemo” de Matteo Oleotto e “The Special Need” de Carlo Zoratti.
Um dos grandes destaques desta edição é um filme mudo, dado como perdido durante décadas e agora encontrado em 2008, “Too Much Johnson” do realizador Orson Welles, “realizado em 1938, que teve estreia mundial, em outubro, em Pordenone e agora estreia em Lisboa, numa parceria entre o 8 ½ e o festival Le Giornate del Cinema Muto e a Cinemateca Portuguesa. Outra novidade é a programação dirigida aos mais novos, em parceria com o Giffoni Film Festival, o mais importante festival de cinema infantil da Europa.”
Na secção competitiva encontram-se sete filmes, que irão merecer a análise e votação do júri (Rita Blanco, Camané e Maria João Seixas), primeiras ou segundas obras de autores italianos, que concorrem ao prémio de melhor filme em competição.
“A secção Amarcord regressa à Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema com uma homenagem inédita dedicada a Mario Bava, autor emblemático da história do Cinema Italiano e internacional, em ocasião do centenário do seu nascimento. O filho, Lamberto Bava, realizador e argumentista é um dos nomes com presença confirmada em Lisboa, bem como o realizador Daniele Gaglianone (“La Mia Classe”), o músico Vinicio Capossela (argumentista e protagonista de “Indebito”), o produtor e cineasta Gianluca Arcopinto e o vice-diretor da Cineteca del Friuli di Gemona, Lorenzo Codelli.”
“Nesta edição, o 8 ½ dá ainda maior espaço a um dos aspetos mais amados da cultura italiana, ampliando as suas secções dedicadas à gastronomia, através da criação da Rota dos Sabores – Porções de Itália, roteiro que engloba os melhores restaurantes italianos, geladarias e garrafeiras, em Lisboa e onde o público do 8 ½ vai poder usufruir de momentos de degustação, com direito a descontos. Como já é hábito, a Festa do Cinema Italiano é caracterizada por uma série de eventos paralelos – Dopo le 8 ½,- onde se incluem festas, aulas de Italiano gratuitas, o já imprescindível Cine-Jantar, este ano com exibição do filme “O Último Tango em Paris”, de Bernardo Bertolucci, e o lançamento do primeiro romance póstumo do escritor italiano Antonio Tabucchi, “Para Isabel”.”
Secções
Competitiva
L’arbitro, de Paolo Zucca
La mafia uccide solo d’estate, de Pif (Pierfrancesco Diliberto)
La mia classe, de Daniele Gaglianone
La prima neve, de Andrea Segre
Salvo, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza
The special need, de Carlo Zoratti
Zoran, il mio nipote scemo, de Matteo Oleotto
Panorama
Anni felici, de Daniele Luchetti
Il capitale umano, de Paolo Virzì (Sessão de Encerramento)
La sedia della felicità, de Carlo Mazzacurati
L’intrepido, de Gianni Amelio
Smetto quando voglio, de Sydney Sibilia
Via Castellana Bandiera, de Emma Dante
Viva la libertà, de Roberto Andò (Sessão de Abertura)
Focus
Giffoni Film Festival
Too Much Johnson, de Orson Welles
Amarcord
Mario Bava – Retrospetiva
Altre Visioni
Materia oscura, de Massimo D’Anolfi e Martina Parenti
Noi non siamo come James Bond, de Mario Balsamo
Oltre il guado, de Lorenzo Bianchini
Cine-Jantar
Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci
Il Corto
Zinì e Amì, de Pierluca di Pasquale
Transumanza, de Salvatore Mereu
Preti Ep.! Genesi, de Astutillo Smeriglia
La Prima Legge di Newton, de Piero Messina
Homo Homini Bisonte, de Emanuele Simonessli, Astutillo Smeriglia
37º4 S, de Adriano Valerio
Animo Resistente, de Simone Massi
Fonte: Festa do Cinema Italiano