A organização da 13.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que acontece a partir de 1 de abril em várias cidades portuguesas, revelou que o filme de abertura será “Pinocchio”, de Matteo Garrone, com Roberto Benigni.

Com a parceria da NOS Audiovisuais, a sessão de abertura acontece no dia 1 de abril, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e conta com a presença do jovem ator Federico Ielapi, de 10 anos, que interpreta Pinocchio.

“Pinocchio”, um dos filmes mais esperados do ano, é uma coprodução entre França e Itália, que conta no elenco com Federico Ielapi, Gigi Proietti, Rocco Papaleo, Massimo Ceccherini, Matilda De Angelis, Alida Baldari Calábria, Alessio Di Domenicantonio, Maria Pia Timo e Davide Marotta.

O filme conta a história do mais famoso boneco de madeira que deseja ser um menino de verdade. Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano (“Gomorra”, “Dogman”, “O Conto dos Contos”), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo as tintas sombrias do original “As Aventuras de Pinóquio”, do escritor Carlo Collodi.

A estreia mundial de “Pinocchio” realiza-se numa sessão especial no Festival de Berlim, que acontece de 20 de fevereiro a 1 de março.

A Festa do Cinema Italiano realiza-se de 1 a 9 de abril, em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema), de 1 a 9 de abril, no Porto (Cinema Trindade), de 1 a 5 de abril, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), de 1 a 5 de abril em Cascais (Cinema da Villa), de 2 a 5 de abril, em Setúbal (Auditório Charlot), 4 e 5 de abril, em Penafiel (Cinemax), de 14 a 16 de abril, em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 14 a 17 de abril, em Viseu (Cineclube de Viseu), de 12 a 16 de maio, em Tomar (Cine- Teatro Paraíso), de 20 a 22 de maio, nas Caldas da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos), de 21 a 24 de maio, em Loulé (Cine-Teatro Louletano) e em outras cidades portuguesas a serem anunciadas brevemente.