pinoquio-matteo-garrone-roberto-benigni-1

Festa do Cinema Italiano 2020: Realiza-se em novembro, em mais de 10 cidades

Agendada inicialmente para abril, a 13.ª edição da Festa do Cinema Italiano vai realizar-se em novembro, em mais de 10 salas de cinema portuguesas.

Em Lisboa, o festival realiza-se de 4 a 12 de novembro, no Cinema São Jorge (sessões de abertura e de encerramento), no UCI El Corte Inglés, e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos os filmes da retrospetiva dedicada a Federico Fellini ao longo de todo o mês de novembro.

As restantes cidades já confirmadas são: Cascais (4-8 novembro, O Cinema da Villa), Porto (5-12 novembro, Cinema Trindade), Setúbal (5-8 novembro, Cinema Charlot), Alverca do Ribatejo (6-7 novembro, Teatro-Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (7-8 novembro, Cinemax), Beja (10-12 novembro, Pax Júlia Auditório Municipal), Coimbra (10-12 novembro, TAGV), Caldas da Rainha (11-13 novembro, CCC), Viseu (17-20 novembro, Auditório IPDJ), Tomar (17-21 novembro, Cine-teatro Paraíso) Loulé (13-15 novembro, Auditório do Solar da Música Nova), Almada (25-29 novembro, Auditório Fernando Lopes-Graça).

O filme de abertura mantém-se com a estreia de “Pinóquio”, de Matteo Garrone, com Roberto Benigni, no dia 4 de novembro, no Cinema São Jorge.

“Pinocchio”, um dos filmes mais esperados do ano, é uma coprodução entre França e Itália, que conta no elenco com Federico Ielapi, Gigi Proietti, Rocco Papaleo, Massimo Ceccherini, Matilda De Angelis, Alida Baldari Calábria, Alessio Di Domenicantonio, Maria Pia Timo e Davide Marotta.

O filme conta a história do mais famoso boneco de madeira que deseja ser um menino de verdade. Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano (“Gomorra”, “Dogman”, “O Conto dos Contos”), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo as tintas sombrias do original “As Aventuras de Pinóquio”, do escritor Carlo Collodi.

O programa completo da 13.ª edição, organizado pela Associação Il Sorpasso, será revelado em breve.