A 24ª edição do Festival do Rio vai acontecer entre os dias 6 e 16 de outubro. O Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos sete mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros.
Formador de público, mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
“Em 2022, voltamos ao nosso mês tradicional de realização, em outubro. Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições. Nosso maior orgulho é ser o grande palco do cinema brasileiro com a Première Brasil”, destaca Ilda Santiago, diretora-executiva de programação do Festival do Rio
Para a alegria da classe cinéfila latina, de 6 a 16 de outubro, o público vai conferir a mais relevante e diversa seleção de filmes nacionais e internacionais no Festival do Rio, com quase 200 títulos. É a oportunidade de ver os filmes mais esperados, comentados, raridades, os estrangeiros exibidos nos principais festivais ao redor do mundo, além dos brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor.
O festival conta também com sessões especiais, homenagens, música e uma seleção de histórias que refletem os nossos tempos. E para falar das novas tendências, os mais importantes profissionais do audiovisual se reúnem no RioMarket.
Segundo a organização do evento, o Festival do Rio será espalhado por toda a cidade, e terá desde as sessões de pré-estreia no Boulevard Olímpico já neste fim de semana, a exibições no Circuito Estação NET de Cinema, no Kinoplex São Luiz, e o retorno ao clássico e essencial Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia.
Além disso, o público ganha de volta um dos favoritos de edições passadas: o cinema ao ar livre na Praia de Copacabana. A Première Brasil ganha duas novas categorias do Troféu Redentor: Direção de Arte na competição oficial e Melhor Direção na mostra Novos Rumos.
Haverá homenagens aos 60 anos de dois grandes marcos do cinema brasileiro: “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte e “O Assalto ao Trem Pagador”, de Roberto Farias. Além de uma homenagem especial para o diretor Breno Silveira, durante a exibição de “Dois Filhos de Francisco” ao ar livre na Praia de Copacabana.
Filmes e seleções
A seleção internacional traz filmes de diretores consagrados como Amos Gitai (Uma Noite em Haifa/Laila in Haifa), Frederick Wiseman (Um Casal: Sophia e Tolstói/A Couple), Abel Ferrara (Padre Pio), Hong Sang Soo (Walk Up), Gianni Amelio (O Senhor das Formigas /Lord of the Ants), François Ozon (Peter von Kant/Peter von Kant), Lav Diaz (Quando Não Há Mais Ondas/When The Waves Are Gone) e Paul Schrader (O Contador de Cartas/The Card Counter).
Os aguardados Close (Close), de Lukas Dhont; Noites de Paris (The Passengers of the Night) de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg; o concorrente da Argentina ao Oscar de Melhor Filme Internacional Argentina, 1985 (Argentina, 1985), de Santiago Mitre, com Ricardo Darín e Peter Lanzani; Sra. Harris Vai a Paris (Mrs. Harris Goes to Paris), de Anthony Fabian, com Isabelle Huppert; Call Jane (Call Jane), de Phyllis Nagy; Mali Twist (Mali Twist), de Robert Guédiguian; Dalíland: A Vida de Salvador Dalí (Daliland), da cultuada diretora de “American Psycho” de Mary Harron ; e – acalmem as fãs – My Policeman (My Policeman), de Michael Grandage, com Harry Styles.
Os premiados Broker, de Hirokazu Kore-eda (Melhor Ator para Song Kang-ho no Festival de Cannes 2022); Nanny (Nanny) de Nikyatu Jusu (Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2022); Holy Spider (Holy Spider) de Ali Abbasi, com Zar Amir Ebrahimi (Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022); EO (EO) de Jerzy Skolimowski (Prêmio do Júri de Cannes 2022), com Sandra Drzymalska e Isabelle Huppert; Decisão de Partir (Decision to leave), de Park Chan-wook (Melhor Direção no Festival de Cannes 2022); e Revelando Muybridge (Exposing Muybridge), de Marc Shaffer (Melhor Roteiro Documental do Writers Guild of America 2022).
Ainda se destacam o longa Raymond & Ray (Raymond & Ray), de Rodrigo García, que foi exibido em Toronto, e um retrato impressionante em Notre-Dame em Chamas (Notre-Dame on Fire), de Jean-Jacques Annaud.
O Festival do Rio está uma festa para os amantes do terror, com uma seleção que mescla clássicos com filmes super aguardados: Piggy (Piggy), de Carlota Pereda; O Menu (The Menu) de Mark Mylod, com Ralph Fiennes; Halloween Ends (Halloween Ends), de David Gordon Green; Oldboy (Oldboy), de Park Chan-Wook; Grito de Horror (The Howling), de Joe Dante.
Por fim, já para alegrar a todos, duas exibições especiais de clássicos da emoção: Priscilla, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert), de Stephan Elliott e E.T.: O Extraterrestre (E.T.: The Extra-Terrestrial), de Steven Spielberg.