ymotion-festival-2020

Festival YMOTION 2020: Programa

Está a chegar a 6.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que irá decorrer de 2 a 7 de novembro na Casa da Juventude, no Centro de Estudos Camilianos e na Fundação Castro Alves, em Famalicão.

A 6.ª edição do Ymotion vai contar com 45 filmes de jovens realizadores até aos 35 anos na secção competitiva, com um ciclo formativo, uma homenagem ao ator brasileiro Rodrigo Santoro, um tributo ao ator português Diogo Morgado e a atribuição do Prémio Carreira ao ator Nuno Lopes.

No dia 6 de novembro vão ser apresentadas, em exclusivo, as primeiras imagens do filme “Bem Bom”, realizado por Patrícia Sequeira, seguindo-se uma conversa com o músico e compositor Tozé Brito, mentor das Doce, a primeira girls band portuguesa e Eduardo Breda, o ator que o interpreta no filme. “O Ymotion volta assim a ser rampa de lançamento do novo cinema português, aguçando o apetite para este filme, que em novembro pode levar o grande público de volta aos cinemas.”

No mesmo dia haverá ainda a Mostra do Novíssimo Cinema Português, que esta edição consistirá numa conversa dinamizada pelo Rui Pedro Tendinha, com as atrizes Catarina Wallenstein e Sara Barradas em torno do acting em Portugal.

Na sessão de encerramento, vai  ser exibido um excerto do filme sueco “Häxan” realizado em 1922 por Benjamim Christensen, que vai ser musicado ao vivo pelo jovem músico famalicense Tiago Sampaio e pela artista plástica e música Cláudia Guerreiro, baixista da banda Linda Martini.

A edição deste ano vai contar ainda, no dia 7 de novembro, com a presença da realizadora Ana Rocha de Sousa que vai apresentar uma curta-metragem de sua autoria e depois vai estar à conversa com Rui Pedro Tendinha, jornalista e comissário do festival.

O júri é presidido pelo argumentista Tiago R. Santos e composto por Patrícia Vasconcelos (diretora de casting), Luísa Sequeira (realizadora), Tiago Alves (jornalista), Samuel Silva (jornalista) e Pedro Cabeleira (realizador), que irá atribuir o Grande Prémio Joaquim de Almeida, os Prémios Escolas Secundárias, Melhor Documentário, o Prémio Melhor Curta de Animação e os Prémios de Melhor Representação e Melhor Argumento.

PROGRAMA

2 novembro – ABERTURA
21h30 | Exibição das primeiras obras do emerGENTE – Laboratório de Media Artes da Casa da Juventude de Famalicão
22h00 | 1ª Sessão competitiva Ymotion 2020 e votação do prémio do público

3 novembro
Casa da Juventude (Famalicão)
21h30 | 2ª Sessão competitiva Ymotion 2020 e votação do prémio do público

4 novembro
Casa da Juventude (Famalicão)
18h00 | 3ª Sessão competitiva Ymotion 2020 e votação do prémio do público
21h30 | 4ª Sessão competitiva Ymotion 2020 e votação do prémio do público

5 novembro
Casa da Juventude (Famalicão)
18h00 | 5ª Sessão competitiva Ymotion 2020 e votação do prémio do público
21h30 | 6ª Sessão competitiva Ymotion 2020 e votação do prémio do público

6 novembro
Centro de Estudos Camilianos (Seide)
15h00 | Mostra do Novíssimo Cinema Português, comissariada por Rui Tendinha
21h30 | Exibição das primeiras imagens do filme Bem Bom, de Patricia Sequeira

7 novembro
Fundação Castro Alves (Bairro)
17h00 | Tributo ao ator e realizador Diogo Morgado
17h30 | Exibição de curta-metragem e conversa com realizadora Ana Rocha de Sousa

Centro de Estudos Camilianos (Seide)
21h30 | Sessão de encerramento e Entrega de Prémios

Fonte: Ymotion