FIKE 2015_1

Quarenta e oito filmes de 17 países vão estar em competição na 13º edição do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens, que decorrerá nos dias de 9 a 13 de junho nas cidades de Évora, Beja e Portalegre.

As Curtas-metragens que disputarão a competição internacional nas categorias de Ficção, Documentário e Animação, são provenientes da Argentina, Israel, Austrália, Tunísia, Vietnam, Camboja, Rússia, Polónia, Eslováquia, Alemanha, Bélgica, França, Suécia, Suíça, Itália, Espanha e Portugal, que conta este ano com onze curtas (5 filmes de animação, 1 documentário e 5 obras de animação) a disputar os troféus do festival. O festival, este ano, conta com cerca de 40 estreias internacionais. Ao todo, estarão em exibição no FIKE mais de 100 filmes em competição e nas mostras paralelas.

O filme de abertura do FIKE 2015 será o documentário biográfico inédito de Manoel de Oliveira “Visita ou memórias e confissões”rodado em 1982 para ser mostrado apenas a título póstumo. A sessão está agendada para o dia 9 de junho pelas 21h30, no Auditório da Universidade de Évora.

O Júri Oficial do FIKE integra este ano a actriz portuguesa Adelaide Teixeira, o italiano Carlo Dessi, director artístico do SFF – Sardinia Film Festival, e ainda, o músico norte-americano e compositor de bandas sonoras, Nik Phelps.

O prémio para o melhor documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto por Lúcio Moura (director do atelier da artista Joana Vasconcelos), Sérgio Gomes (jornalista do Público) e por Bruno Gonçalves (Ricochete Filmes).

As sessões do FIKE – Festival Internacional de Curtas-metragens, decorrerão no Auditório da Universidade de Évora, no Teatro Pax Julia em Beja e no CAEP Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.  

O FIKE é promovido pela SOIR – Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, Associação “Lua aos Quadradinhos”, pelo Cine Clube da Universidade de Évora em parceria com a Estação Imagem e associação cultural bejense Lêndias d’Encantar.

Selecção Oficial

A New Family (Cambodja)

Smile (Irão)

L’Isola Che C’Era (Itália)

Meio-Campo (Portugal)

A Thing so Small (Israel)

Sara e a sua mãe (Portugal)

Now w wozie (Polónia)

Lucha Libre (Bélgica)

Daewit (Alemanha)

Orages D’été (Suíça)

Da meia-noite pro’dia (Portugal)

Conte de fées à l’usage des motennes personnes (França)

Theexamination. (Alemanha)

Urn st Tavern (Suécia)

Rabbit (Austrália)

Perlmutter (Ástria)

Grouillons nous (Bélgica)

Soroa (Espanha)

Anomalo (Espanha)

Hubert le Blonen Azken Hegaldia (Espanha)

Onemoretime (Espanha)

Tormenta de Verano (Argentina)

Formalin und Spiritus (Alemanha)

Code Duello (Alemanha)

La nuit américaine d0angélique (França)

Deep Space (Bélgica)

Duelo (Portugal)

20 desenhos e um abraço (Portugal)

Fuligem (Portugal)

Cinema (Portugal)

Le Plongeon (França)

Wrapped (Alemanha)

Concerto para buzina (Portugal)

La nuit de la lune aveugle (Tunísia)

Aún hay tiempo (Espanha)

El último abrazo (Espanha)

Hambo amani? (Espanha)

Padre (Argentina)

Foi o Fio (Portugal)

Alda (Portugal)

Amphi (Portugal)

Mano a mano (Espanha)

Force of Attraction (Eslováquia)

Respirer sous l’eau (Bélgica)

February (Rússia)

Kijé (Bélgica)

Fog over the summit… Storm over the land (Vietname)

Ferdinand Knapp (França)

Fonte: FIKE