25 de Abril

Festival de Sevilha 2022: Três filmes portugueses premiados

"Fogo-Fátuo", João Pedro Rodrigues "Fogo-Fátuo", João Pedro Rodrigues

Terminou a 19.ª edição do Festival Europeu de Cinema de Sevilha, que decorreu de 4 a 12 de novembro, e há filmes portugueses entre os galardoados, numa edição em que triunfou “Saint Omer”, primeiro filme de Alice Diop.

Alice Diop, Sevilha
Alice Diop

“Saint Omer” é o filme candidato da França ao Óscar de Melhor Filme Internacional e é seguido de perto por “Close”, de Lukas Dhont e Fogo-Fátuo, de João Pedro Rodrigues, dois filmes que partilharam o Prémio do Júri, em ex-aequo.

O júri declarou que o prémio atribuído a João Pedro Rodrigues, tem a ver com a habilidade do cineasta português de “tratar com humor, através da fantasia e com grande originalidade, temas importantes como a relação entre a aristocracia e o povo, o colonialismo ou o amor arrebatado”.

Na seção Novas Vagas, o trabalho de Charlotte Well, “Aftersun”, venceu o prémio cimeiro e começa a cimentar o bom nome que tem vindo a criar recentemente nos mais variados certames.

Basta lembrar que a distribuidora A24 aproveitou Cannes para o arrebatar na altura e, na semana que passou, foi nomeado para 16 British Independent Film Awards (BIFA).

Ainda na mesma secção, dois outros filmes portugueses brilharam: “Viagem ao Sol”, de Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer, que ganhou melhor documentário, e “A Noiva”, Sérgio Tréfaut, que ganhou prémio especial.

"A Noiva", Sergio Tréfaut
“A Noiva”, Sergio Tréfaut

O festival, que durou 9 dias, mostrou 222 filmes que, na sua maioria, tiveram aqui a sua estreia em Espanha ou mesmo a nível mundial.

O júri da competição oficial era composto pela cineasta libanesa Mounia Akl, vencedora do prémio principal na edição do ano passado, o crítico francês e professor de cinema da Sorbonne, Charles Tesson, a cineasta espanhola Rocío Mesa, a atriz e produtora italiana Laurentina Guidotti e a escritora espanhola Elisa Victoria.

A secção Novas Vagas teve como jurados os realizadores e programadores María Cañas e Óskar Alegría e o produtor Ilija Tatic.

Segue, abaixo, a lista completa de vencedores:

Seleção Oficial

Giraldillo de Ouro
“Saint Omer”, de Alice Diop, (França)

Grande Prémio do Júri
“Close”, de Lukas Dhont, (Bélgica, Holanda, França)
“Fogo-Fátuo”, de João Pedro Rodrigues (Portugal, França)

Melhor Realizador
“Scarler”, de Pietro Marcello (França, Itália, Alemanha)

Melhor Ator
Eden Dambrine, em “Close”

Melhor Atriz
Julie Ledru, em “Rodeo”, de Lola Quivoron (França)
Zar Amir Ebrahimi em “Holy Spider” (Dinamarca, Alemanha, Suécia, França)

Melhor Argumento
Alice Diop, Amrita David, Marie Ndiaye, por “Saint Omer”

Melhor Edição
Géraldine Mangenot, por “Other People’s Children”, de Rebecca Zlowtowski (França)

Melhor Fotografia
Mauro Herce, por “Matadero”, de Santiago Fillol (Argentina, França, Espanha)

Novas Vagas

Melhor Filme
“Aftersun”, de Charlotte Welles (Reino Unido, EUA)

Melhor Documentário
“Viagem ao Sol”, de Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer, (Portugal)

Prémio Especial
“A Noiva”, de Sérgio Tréfaut (Portugal)

Panorama Andaluz

Melhor Filme
“Como ardilla en el agua”, de Mayte Gómez Molina e Mayte Molina Romero (Espanha)

Melhor Curta (Prémio Rosario Valpuesta)
“Mothertruckers”, de Paula Romero, (Espanha, Reino Unido)

Mestria Técnica (Prémio Rosario Valpuesta)
“Menudo viaje. El sueño torcido del arte contemporáneo”, de María Cañas (Espanha)

Revoluções Sem Fim

Melhor Filme
“Afterwater”, de Dane Komlijen (Alemanha, Espanha, Sérvia, Coreia do Sul)

Histórias Extraordinárias

Prémio do Público
“Blue Jean”, de Georgia Oakley (Reino Unido)

Seleção EFA

Grande Prémio do Público
“Tori and Lokita”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica)

Outros Prémios

Prémio AC/E (Melhor Filme Espanhol)
“H”, de Carlos Pardo Ros (Espanha)

Melhor Realizador (primeira ou segunda obra europeia)
“Christina”, de Nikola Spasicc (Sérvia)

Prémio Cinéfilos do Futuro
“Rodeo”, de Lola Quivoron

Prémio Europa Júnior
“Las vacaciones de Yoko”, de  Juanjo Elordi (Espanha)

Prémio ASECAN (Melhor Filme)
“Siete Jereles”, de Pedro G. Romero e Gonzalo García-Pelayo (Espanha)

Prémio Ocaña para a Liberdade
“Skin Deep”, de Alex Schaad (Alemanha)

Prémio Mulheres em Foco
“Blue Jean”, de Georgia Oakley (Reino Unido)

XV Prémio de Cinema Europeu Universidade de Sevilha, Ficção
“En Recuerdo De Lupi”, de Silvia Mares García (Espanha)

XV Prémio de Cinema Europeu Universidade de Sevilha, Não Ficção
“Erosión “, de Jesús Minchón Rodicio (Espanha)

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