Testemunhas-de-Putin-2018-2

Filmin Portugal estreia dois documentários do cineasta russo Vitaly Mansky: “Putin’s Witnesses” e “Gorbachev. Heaven” 

A plataforma de streaming Filmin Portugal vai estrear em exclusivo, no próximo dia 10 de março, dois documentários do cineasta russo Vitaly Mansky: “Putin’s Witnesses” (2018) e “Gorbachev. Heaven” (2020). São dois filmes “essenciais que melhor ajudam a compreender o contexto interno Russo que levou não só à ascensão de Vladimir Putin, mas também à consolidação do poder que deu lugar a um palco de guerra na Europa contemporânea.”

O filme “Putin’s Witnesses” (“Testemunhas de Putin”) é “um raro vislumbre do jovem Putin e da vasta máquina política que o levou ao poder. Um documento de extrema atualidade e urgência.”

Testemunhas-de-Putin-2018-1

O segundo documentário, “Gorbachev. Heaven”, é uma entrevista realizada ao ex-presidente da URSS Mikhail Gorbachev. “A conversa gira em torno à queda do Muro de Berlim, a queda do império soviético e a Rússia de Putin. As reflexões políticas têm lugar num ambiente familiar, em torno de uma mesa cheia de doces e vodka. A saúde delicada de Gorbachev não o impede de fazer piadas, recitar poesia e cantar antigas canções populares com emoção. O filme ganhou o Prémio de Melhor Realização no IDFA em 2020.”

Gorbachev-heaven-2020-1

Vitaly Mansky, nascido em 1963, na Ucrânia soviética, é autor de documentários como “Chastnye kroniki. Monolog” (1999), “Devstvennost” (2008), “Putin’s Witnesses” (2018) e “Gorbachev. Heaven” (2020). É fundador do festival de cinema ArtDocFest e reside em Riga.

Skip to content