Misericórdia, Gonçalo Loureiro

“Follow Her” é Grande Prémio do Fantasporto 2022 e “Misericórdia” vence Melhor Filme Português

O dia de hoje, 9 de Abril, fica assinalado pela homenagem à Ucrânia, pelo que o Fantasporto exibe em Antestreia Mundial de um recentíssimo filme ucraniano passado em Kiev, EVERYTHING, NOTHING AND SOMETHING ELSE de Marina Kondratieva. Um filme realizado com o apoio do Ukranian State Film Agency e da Ukranian Cultural Foundation.

O dia de amanhã, dia 10, ainda conta com o visionamento dos filmes premiados, e para a próxima edição, em 2023, ficamos a saber que o programa será anunciado em Dezembro, um programa produzido para o novo Batalha-Centro de Cinema. Assim, o 43º Fantasporto muda de casa e seguramente nos trará, de 24 de Fevereiro a 5 de Março de 2023, o cinema mais recente produzido nos 5 continentes.

 

Confira o palmarés desta edição de 2022.

 

GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME – FANTASPORTO 2022
PRÉMIO DO PÚBLICO
PRÉMIO MELHOR ACTRIZ 
Dani Barker – Follow Her (USA)
Follow HerSylvia Caminer-  (EUA)
Uma mulher vive dependente dos vídeos que põe na net e na quantidade de seguidores que consegue. Um dia, é convidada para ajudar a finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto. Uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos. Um olhar perturbador e novo, mas cheio de originalidade, sobre um problema muito actual. Primeira longa de ficção de uma experiente realizadora americana.

 

PRÉMIO ESPECIAL DO JURI DO CINEMA FANTÁSTICO
BarbariansCharles Dorfman-  (UK)

Adam e Eva vivem há pouco tempo no campo, numa quinta de luxo. Numa noite do aniversário recebem a visita dos amigos Lucas e Chloe. Até que uma inesperada e assustadora invasão acontece e altera as forças em questão. Primeira realização de um experiente produtor, Charles Dorfman, duas vezes nomeado para os Oscares (“The King’s Speech” and “The Lost Girl”, já em 2022), com excelentes interpretações de Iwan Rheon (Ramsay Bolton de “Game of Thrones”) e a nomeada para os Óscares Catalina Sandino Moredo (“Maria Full of Grace”).

 

 

MELHOR REALIZAÇÃO CINEMA FANTÁSTICO
Alejandro HidalgoThe Exorcism of God  – (USA/Mex/Venezuela)

The Exorcism of God

Um padre norte-americano é chamado para realizar um exorcismo. Mas nada corre como é previsto e anos mais tarde ainda está a sofrer as consequências do que fez. O realizador Alejandro Hidalgo visitou o Fantasporto em 2014 para apresentar em antestreia mundial a sua primeira longa, “La Casa del Fin de los Tiempos”, filme multi-premiado a seguir.

 

MELHOR ACTOR CINEMA FANTÁSTICO
Lázlo Attila Horváth- Soulpark (Húngria)
Um homem aparece nu na jaula dos crocodilos de um jardim zoológico. Não se lembra como foi lá parar nem onde andou nos últimos 3 anos. Um polícia em pré–reforma e uma jovem investigadora vão tentar descobrir o que se passa. Primeira longa–metragem dos dois realizadores.

 

MELHOR ARGUMENTO CINEMA FANTÁSTICO
PRÉMIO DA CRÍTICA
Patrick Brunken , Rick Ostermann, Dirk Kurbjuweit  – The House (Das Haus) (Germany)

Das Haus

Na Alemanha de 2029, um jornalista estrela proibido de escrever, por ter caído em desgraça, e a sua mulher refugiam-se na sua casa da ilha que possui tecnologia avançada e onde se julgam a salvo. À medida que a situação política piora, a casa transforma-se, de um refúgio seguro num poderoso adversário. Uma imagem realista dum futuro tecnológico que usa o progresso para fins bem mais ancestrais, a manipulação do poder.

 

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS CINEMA FANTÁSTICO
Fang Yi – Annular Eclipse (China)

Em 2030, numa metrópole que lembra “Blade Runner, o filme conta a história de um assassino, Ge, que está a tentar recuperar a sua memória ao mesmo tempo que executa missões para a sua organização. Uma grande produção chinesa que mostra uma versão fabulosa da Arquitectura do futuro. Selecção do Festival de Busan.

 

MELHOR CURTA-METRAGEM FANTASPORTO 
FledgeHanni Dombe, Tom Kouris- (Israel)

A Avó e a Neta. A magia expressa-se através das folhas que lhes crescem nos braços. Mas a juventude rebelde nem sempre respeita a herança. Poesia e afecto dominam apesar de tudo. Animação.

 

MENÇÃO ESPECIAL DO JÚRI
The Good FatherSho Kataoka- (Jap)

O médico Shiro Kubo, cuja família sofreu um grande acidente de viação, deixando a mulher em coma, é chamado para tratar uma doença misteriosa. A filha desconfia da mãe quando esta deixa finalmente o hospital. Quem é a mulher que se faz de sua mãe? Um pai tem de fazer tudo para trazer tranquilidade à família. O filme é dos produtores de “Ghostmaster”, vencedor do Fantasporto 2020 e “Drive my Car”, com 4 nomeações para os Óscares de 2022.

 

PRÉMIO MELHOR FILME SEMANA DOS REALIZADORES 2022
PRÉMIO MELHOR ACTOR
Ex-Aequo:
Pedro Brandariz Jacinto (Esp)
Juanma Buituron Jacinto (Esp)
Jacinto Javi Camino  (Esp)

A vida pacata de uma aldeia galega é abalada pela chegada de uma filha de terra e da sua amiga sueca, ambas pertencentes a uma banda de “heavy metal”. Para Jacinto, um jovem com uma deficiência mental que acredita no padre da terra, elas são o diabo em pessoa. Este filme foi Prémio de Público da Secção Panorama no Festival de Sitges e Prémio do Juri no Festival de Austin.

 

 

PRÉMIO ESPECIAL DO JURI SEMANA DOS REALIZADORES 2022
PRÉMIO MELHOR ACTRIZ
Atena Agha Aliyan- Saralish 
SaralishYaser Ahmadi, Behrooz Bagheri – (Afeganistão/ Irão)

Saralish

“Saralish” significa casamento arranjado. No Irão rural de hoje, dois homens dominam. Uma menina, Anar, é trocada por outra, Tara, sem qualquer intervenção das mães e torna-se assim mulher de um homem velho. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens.

 

MELHOR REALIZADOR SEMANA DOS REALIZADORES 2022
Yoon Jong-seok- Confession (Coreia do Sul)
Um homem casado com a filha de um magnata tem um acidente de carro quando volta com a amante de um encontro amoroso. Nesse acidente, morre um homem. Tentando encobrir o sucedido, ele e a amante inventam uma história. E quando uma advogada se apresenta para o defender, as coisas complicam-se a sério. Um filme cheio de reviravoltas inesperadas, a mostrar a vitalidade do cinema coreano.

MELHOR ARGUMENTO SEMANA DOS REALIZADORES 2022
Maté Fazekas Eviction-(Hun)
Richard é um ambicioso oficial de diligências a quem finalmente entregam um caso de despejo, uma casa onde vive uma senhora de idade que se recusa a sair. O que parecia uma acção de rotina torna-se num caso importante na cidade com o envolvimento de todas as forças e autoridades locais. Primeira longa-metragem do realizador Maté Fazekas, o qual estará no Porto para apresentar o seu filme.

 

MELHOR FILME ORIENT EXPRESS
Escape from MogadishuSeung-wan Ryoo (Coreia do Sul)

Em 1991, quando a Coreia do Sul e a Coreia do Norte lutam ainda pelo reconhecimento como países separados na Nações Unidas, o embaixador da Coreia do Sul em Mogadishu, capital da Somália, recebe um pedido de ajuda do seu “inimigo”, o embaixador da Coreia do Norte, em fuga do caos e massacres que decorrem nas ruas. Filme candidato aos Óscares 2022 pela Coreia do Sul.

 

 

PRÉMIO ESPECIAL JURI ORIENT EXPRESS
Baby AssassinsYûgo Sakamoto – (Jap)

A alienação da juventude, o “dressplay” e a tecnologia à japonesa numa época em que a insensibilização da juventude é promovida em jogos e filmes. Chisato e Mahiro são duas adolescentes estudantes à beira de terminar os estudos. Também são duas assassinas de alto calibre. Quando a organização que as contratou as manda viver juntas, cria-se a parceria perfeita.

 

MELHOR FILME PORTUGUÊS 
MisericórdiaGonçalo Loureiro – (Port)

Título Original: Misericórdia / País: Portugal / Realização: Gonçalo Loureiro / Ano: 2021 / Argumento: Gonçalo Loureiro, José Pedro Pinto / Produção: José Pedro Pinto, Illicitepiphany / Actores: Teresa Queirós / Contacto:  ojosepedropinto@gmail.com / Duração: 11’ 20’’

Uma mulher vagueia pela floresta. Cenas de misticismo e fantasia onde as sombras espreitam.

 

MENÇÕES ESPECIAIS
DilúvioEduardo Cruz – (Port)

Título Original: Dilúvio / País: Portugal / Realização: Eduardo Cruz / Ano: 2021 / Argumento: Eduardo Cruz / Produção: João Duarte Monteiro / Actores: Teresa Vieira, Fábio Alves, Filipe Amorim, César Silva / Contacto: 868productionspt@gmail.com / Duração: 35’

Numa aldeia pobre, uma jovem família luta para sobreviver e ultrapassar a maldição. Lá fora, a chuva não pára. 


Fruta Tocada por Falta de JardineiroPedro Senna Nunes- (Port)

Título Original: Fruta Tocada por Falta de Jardineiro / País: Portugal / Realização: Pedro Senna Nunes / Ano: 2022 / Fotografia: Nuno Madeira / Produção: Pedro Senna Nunes / Actores: Lara Fontes / Vozes de Cristina Basílio e Vicente Branco / Contacto: pedrosennanunes@gmail.com / Duração: 8’

Expressar-se faz parte do ser humano. A água enquanto fonte de uma vida impossível, embala e consolida a figura de uma jovem mulher. Poema de Jorge Listopad. 

No júri da Secção Oficial de CINEMA FANTÁSTICO estiveram Isabel Pina – realizadora e produtora (Port), Ian Haydn Smith – jornalista e ex-editor International Film Guide (UK) este online, e Mika Helminem- Jornalista e Crítico (Finlândia). Na Secção Oficial SEMANA DOS REALIZADORES e na Secção Oficial ORIENT EXPRESS, Julian Richards- realizador e distribuído (UK), Luís Moya- realizador (Port) e Ricardo Figueira – jornalista Euronews (Fra). No PRÉMIO DE CINEMA PORTUGUÊS estiveram Danyel Guerra- escritor e jornalista, Pedro Farate – director de Fotografia (Port) e Regina Machado – produtora.

 

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