Ninotchka

FANTASPORTO: homenagem ao povo ucraniano e Grandes Clássicos do Cinema

A organização do 42º FANTASPORTO tem o prazer de se associar às ondas de solidariedade à Ucrânia que se fazem pelo Mundo inteiro, pode ler-se em comunicado emitido pelo Festival.
Assim, na sua sessão de encerramento e de entrega de prémios, a ter lugar no dia 9 de Abril pelas 20.45h, o FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO – FANTASPORTO vai apresentar em ANTESTREIA MUNDIAL a longa-metragem EVERYTHING, NOTHING AND SOMETHING ELSE de Marina Kondratieva.

Trata-se de uma comédia dramática que ilustra a vida de um taxista de Kiev e das pessoas que com ele se cruzam durante uma noite. A variedade humana combina-se com os pequenos e os grandes dramas da vida quotidiana, num relato feito por nove histórias baseadas em episódios reais. Histórias de vida e morte, humanidade e caos. Filmado nas ruas de Kiev, capital de Ucrânia e relembra a sua beleza arquitetônica e a vida quotidiana própria de uma grande cidade.
Este filme recente é a segunda longa-metragem de ficção da realizadora ucraniana Marina Kondratieva, também ela uma excelente documentarista, e conta com actores populares como Denis Granchak, Tatiana Ignashkina, Anton Ravitskiy, Yuriy Kondratiev e Kateryna Molchanova entre outros…

Nesse mesmo dia, à tarde, é tempo de grandes e inesquecíveis clássicos do cinema de todos os tempos. Pelas 15.30hs exibir-se-á CASABLANCA de Michael Curtiz, celebrando os 80 anos da sua estreia mundial, um filme considerado por muitas revistas de cinema como o melhor de sempre. Segue-se pelas 17.45h a celebração dos 70 anos da estreia mundial do fantástico SINGIN’ IN THE RAIN de Gene Kelly e Stanley Donen, uma obra inesquecível, quer pela sua música que pelas cenas que ficaram para a história do cinema como as interpretadas por Gene Kelly e, pelas 24.00hs, um filme de culto que celebra 50 anos da sua estreia, THX 1138, realizado por George Lucas, que mais tarde nos daria STAR WARS.


No Pequeno Auditório do Rivoli há cinema em continuo desde as 15h com o filme de ficção científica, vindo de Taiwan, 2049:THE HEDGEHOG EFFECT, uma ANTESTREIA MUNDIAL, o delicioso NINOTCHKA realizado por Ernest Lubitch, com a gloriosa Greta Garbo, o filme galego, já multipremiado, JACINTO, de Javi Camino, terminando com o muito aclamado BABY ASSASSINS de Hugo Sakamoto do Japão, em ANTESTREIA Europeia.

Um último dia deste FANTASPORTO que homenageia o povo ucraniano na sessão de fecho e entrega dos prémios atribuídos pelos três júris desta 42ª edição do certame.

 

Skip to content