Entre os dias 27 e 29 de outubro, terá lugar na cidade de Pombal a segunda edição do festival internacional de cinema HaHaArt Film Festival.
O programa conta com a exibição de 42 curtas-metragens, de 15 países diferentes. O evento irá decorrer no Teatro-Cine de Pombal, com as atividades programadas ao longo dos três dias a fluir entre os vários espaços do edifício. Mais uma vez o CCP – Cineclube de Pombal junta-se ao Município de Pombal para trazer ao centro do país o único festival em Portugal dedicado ao cinema de comédia
A organização pretende criar um espaço onde se possa ver e falar de cinema do género e onde se dá destaque ao valor artístico deste universo. Esta é também uma oportunidade de colocar Pombal no mapa cultural, com o festival a trazer convidados nacionais e internacionais à cidade.
A competição oficial do HaHaArt Film Festival procura mostrar a diversidade do género nos vários cantos do mundo. O cineclube recebeu 227 submissões que vieram de 30 países diferente. Nos 45 filmes que compõem a seleção oficial pode contar-se com obras provenientes de países que vão desde Espanha e França, à Grécia, Dinamarca, Brasil, Colômbia, Israel ou Canadá.
A seleção engloba ainda filmes premiados e exibidos em alguns dos grandes festivais do mundo, como o Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, o Festival Internacional de Cinema de Cannes ou o Festival Internacional de Cinema de Roterdão. Para além da Competição Internacional, a seleção conta com uma secção de Competição Nacional com filmes portugueses, entre os quais duas estreias internacionais.
A ser exibida fora de competição estará uma curta-metragem desenvolvida em contexto de Workshop escolar – o CinEscola – uma das atividades promovidas pela organização do festival. O filme vai ser desenvolvido por alunos da Escola Secundária de Pombal como resultado de uma série de aulas formativas, no campo teórico e prático, sobre os vários aspetos da produção cinematográfica.
O filme vai ser exibido na noite de Sábado, antecedendo uma das Sessões Competitivas do festival. Fora de competição também vai haver uma Sessão Infantil que apresenta curtas-metragens portuguesas de animação direcionadas para os mais novos. No Domingo à tarde terá lugar a exibição do filme Pôr do Sol – O Mistério do Colar de São Cajó, que vai contar com a presença de convidados especiais.
A edição deste ano pretende criar um espaço de debate e de troca de experiências e ideias através de uma dinâmica de convívio dentro dos vários espaços do Teatro-Cine de Pombal. Destaque para a conversa em Mesa Redonda que haverá no Sábado à tarde, no espaço do Café Concerto, onde a equipa de Júri deste ano estará presente para falar sobre uma série de questões sobre cinema.
A equipa do Júri da segunda edição é composta por profissionais de várias áreas de trabalho em cinema: Manuel Pureza, realizador de cinema, cocriador da série “Pôr do Sol”; Paolo Marinou-Blanco, realizador e guionista, e um dos grandes vencedores da primeira edição do HaHaArt Film Festival; Miguel Faustino, um jovem diretor de fotografia pombalense; Cátia Biscaia, realizadora, fotógrafa e codiretora do Leiria Film Fest; e Luís Campos, realizador e criador do festival GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa.
O programa do HaHaArt Film Festival completa-se com uma série de outras atividades, como momentos musicais e after parties, que podem ler mais detalhadamente no programa.