Recentemente, em lista proferida à Tim Ryan, do Rotten Tomatoes. Werner Herzog, um dos principais representantes do Novo Cinema Alemão, revelou cinco de seus momentos cinematográficos favoritos nos 127 anos de 7ª arte.
Falando sobre o realizador, Coen van Zwol, do holandês NRC, destaca que Herzog aprendeu sozinho a fazer cinema na década de 1960 em Munique, então a capital cultural da República Federal da Alemanha.
Segundo van Zwol, ele nunca menciona sua motivação. Ele queria, então ele fez. Estilisticamente, o realizador atraiu a atenção com filmes selvagens, experimentais e sobre uma revolta autodestrutiva de pessoas pequenas percebidas como uma crítica à geração política de 1968.
Nessa perspectiva, o jornalista Tim Ryan expõe que, nos últimos anos, ele se aproximou do sucesso mainstream nos Estados Unidos, com o excêntrico documentário “Grizzly Man” e o filme de guerra do Vietnã “Rescue Dawn – Espírito Indomável“, estrelado por Christian Bale e Steve Zahn.
Seu último trabalho “Tenente Mau ou Polícia sem Lei“, apresenta Nicolas Cage e Eva Mendes em um conto sobre um policial que tenta resolver um assassinato brutal e manter o controle da realidade enquanto luta contra o vício em drogas, dívidas de jogo e problemas familiares. Bom, em linhas gerais, o alemão focou a maior parte de sua atenção na realização e produção de documentários.
Por conseguinte, como comentado acima, Herzog sentou-se com o Rotten Tomatoes para discutir alguns dos filmes que ajudaram a moldar sua visão cinematográfica ao longo dos anos.
Veja a lista completa abaixo:
A Parada dos Monstros (1932), de Tod Browning
Intolerância (1916), de D. W. Griffith
Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987), de Abbas Kiarostami
Rashomon – Às Portas do Inferno (1950), de Akira Kurosawa
Nosferatu, o Vampiro (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau