A curta-metragem de animação “Ice Merchants”, de João Gonzalez, o primeiro filme português nomeado para os Óscares, estreia a 16 de fevereiro nas salas de cinema de todo o país, assim como terá distribuição nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, informou a Cinemundo.
A Cinemundo assumiu a distribuição deste filme de Gonzalez, que conseguiu um feito histórico, único, para o cinema português, ao ser o primeiro filme a conseguir uma nomeação pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme de 14 minutos está nomeado para o Óscar de Melhor Curta-metragem de Animação.
“Com o propósito de tornar mais acessível e abrangente uma obra nacional que despertou a curiosidade dos portugueses pelo seu triunfal percurso internacional, que culmina agora numa nomeação inédita aos Prémios da Academia, a Cinemundo compromete-se a maximizar a divulgação deste filme e pretende tornar o público familiarizado com a sua conquista”, explica a distribuidora Cinemundo.
O filme irá estar disponível nas salas de cinema nacionais a partir do dia 16 de fevereiro, “num modelo de exploração de cinema em sala inovador em Portugal”, informa a Cinemundo, sem desenvolver pormenores desse modelo.
“Ice Merchants”, o terceiro filme do jovem João Gonzalez (26 anos), encontra-se nomeado juntamente com “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”, de Charlie Mackesy e Matthew Freud, “The Flying Sailor”, de Amanda Forbis e Wendy Tilby, “My Year of Dicks”, de Sara Gunnarsdóttir e Pamela Ribon, e “An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It”, de Lachlan Pendragon.
“Ice Merchants” foi o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes e desde então que tem acumulado prémios, com um percurso único por festivais nacionais e internacionais, tendo já conquistado 45 prémios e menções especiais.
O filme conta a história de um homem e seu filho, que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
João Gonzalez assina a realização, a direcção de arte, a animação (juntamente com a animadora polaca Ala Nunu), e a composição da banda sonora deste filme, que aborda a perda e os laços familiares. Esta é uma co-produção portuguesa, inglesa e francesa, produzida por Bruno Caetano na COLA Animation, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream, em França, e com a Royal College of Art no Reino Unido. Tem distribuição da Agência da Curta-Metragem.