No próximo dia 19 de dezembro, pelas 18h00, decorre no Teatro Municipal Campo Alegre (Sala-Estúdio) a última conversa de 2015 inserida na rubrica Ilusão de Movimento – um encontro entre abordagens e formas de fazer e ver animação, organizada pela Casa da Animação. Neste último encontro abordar-se-á o tema Desenho em Animação. A entrada é livre.

Trata-se de um encontro dirigido a profissionais, estudantes do ensino superior, professores e curiosos. A partir de um tema, um moderador e um ou mais convidados, orquestram uma conversa, que envolve o público, sobre animação, confrontando pontos de vista sobre processos criativos, linguagens, técnicas de animação e tecnologias.

Apresentação do tema: O desenho em animação convoca uma dimensão diferente da habitual: por ser orientado para a composição da ilusão de um movimento, deve fazer-se na extensão que separa cada duas imagens sequenciais. O que é que vemos, de facto, na superfície do ecrã? Este encontro propõe-se abordar o que identifica as diferentes estratégias visuais usadas em animação por diferentes autores e a forma pela qual percebemos o movimento a partir do que vemos nos ecrãs.

A moderação estará a cabo de Marina Estela Graça, professora na Universidade do Algarve e investigadora na área da animação e como convidadas estarão presentes a ilustradora Marta Monteiro, Sahra Kunz professora de Desenho para Animação na Universidade Católica e investigadora e Isabel Aboim Inglez, realizadora, investigadora e professora na ESAD – Escola Superior de Artes e Design. 

Mais informações aqui.