Imagem & Revolução - 40 Anos de Abril_4

O ano de 1974 marcou então a narrativa da nossa nação de uma forma tal que temos provavelmente que viajar até 1415 para ter outro evento com a mesma magnitude (Conquista de Ceuta, inicio dos descobrimentos). Foi o enorme “bang” das armas que não se ouviram na Quinta-Feira, 25 de Abril, que mudou de forma radical o nosso país de um dia para outro e que ainda hoje ecoa na criatividade de muitos artistas portugueses principalmente dos cineastas, alvo deste especial comemorativo.

E é com esse espirito comemorativo que vou então partilhar aqui algumas curtas-metragens que de uma forma de outra contam uma história sobre partes da revolução, bem como do seu “antes” e “depois” e que ilustram diferentes espíritos vividos em diferentes alturas.

“Depois de Abril” (2013)

Realizado por José Alberto Pinheiro, “Depois de Abril” centra-se numa das pessoas que fizeram a revolução. A voz de um militar é a melhor forma de abrir o nosso ciclo de curtas.

“25 de Abril – Uma aventura para a Democracia” (2000)

Edgar Pêra usa aqui imagens de arquivo para criar uma fusão de acontecimentos e palavras que nos mostram de forma directa aquilo que foi e é a revolução de Abril.

“Os Salteadores” (1993)


Abi Feijó é um dos mais premiados realizadores de animação portugueses e com os “Salteadores”, baseado num texto de Jorge de Sena, fala-nos da história mistura as aventuras de Homens que desafiavam as ditaduras de Portugal e Espanha para se apoiarem e refugiarem das policias políticas. 

“O Voo da Papoila” (2011)

Este ciclo está envolvido num especial que trata não só de Cinema mas também de Fotografia e como tal, esta curta-metragem de Nuno Portugal se enquadra que nem uma luva, cruzando as histórias de um fotógrafo e um soldado que se questionam sobre o que aconteceu a toda aquela euforia e alegria de 74.

E posto isto, com Documentário e Ficção as nossas mentes foram levadas novamente até  à revolução dos cravos. Relembrar momentos como esse são a forma de nos manter no mesmo percurso, mantendo o espírito de Abril e a sua alegria e talvez mesmo dando-nos um pouco de esperança para o que aí virá a seguir.

Imagem & Revolução - 40 Anos de Abril_1