Imagem & Revolução: 40 Anos de Abril – Ciclo PREC 2

"As Armas e o Povo" (1975), realizado pelos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica
"As Armas e o Povo" (1975), realizado pelos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica
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Dois olhares sobre o PREC visto pelos estrangeiros.

Dá-se a revolução, a 25 de abril de 1974, o povo ocupa as ruas, aliando-se ao exército. Há que registar a revolução em curso. Há que filmar e documentar este agitado período que Portugal vive. É em cima do acontecimento que surgem estas obras cinematográficas.

“Torre Bela” (1977)

Este é um dos mais emblemáticos filmes realizados neste período, em Portugal, durante o Verão Quente de 75. No entanto, o olhar é de um estrangeiro, de um alemão, Thomas Harlan

“No dia 23 de Abril de 1975, cinco semanas depois do golpe de 11 de Março e dois dias antes do aniversário da revolução, 500 desempregados da região de Manique, no Ribatejo, juntam-se num movimento campesino e ocupam as quatro propriedades de Dom Manuel de Bragança, o Duque de Lafões. Antiga propriedade de exploração agrícola, Torre Bela não é mais do que uma imensa reserva de caça alugada aos amigos da família e lugar de encontro da polícia política secreta, a PIDE, com a CIA e os serviços sul-africanos.”

Thomas Harlan e a sua equipa filmam, durante oito meses, na Torre Bela, o processo de ocupação de uma herdade pelo povo local. Deste modo dá-nos a conhecer o que foi realmente o PREC (Processo Revolucionário em Curso) e o que se perdeu e o que se ganhou. 

Harlan filma longas discussões entre os trabalhadores; o palácio do duque de Lafões a ser ocupado, tal como a sua herdade; uma discussão sobre a quem pertence uma enxada; reuniões em praça pública onde todos falam ao mesmo tempo e ninguém se entende. Tudo isto aconteceu mesmo. Foi real. Ou será que não foi? Será que tudo isto aconteceu na realidade? Terá Harlan interferido na ação dos acontecimentos, para contar a sua própria história? Tudo isto aconteceu, mas as imagens de Harlan interpretam à sua maneira esses acontecimentos. É legitimo. O cinema é e sempre foi uma interpretação da realidade. Poderemos falar de “cinema-verdade”. Mas o que é a verdade? Não há duvida que Harlen tentou intervir nos acontecimentos.

Este é um documentário antropológico bastante controverso que nos questiona se o realizador deve ou não intervir nos acontecimentos que estão a ser filmados pela câmara, como aconteceu com Thomas Harlan neste filme. “Torre Bela” é ainda hoje um objeto de estudo fascinante sobre o poder da imagem e sobre o Portugal do pós-25 de Abril.

“Scenes From The Class Struggle in Portugal” (1977)_1

Cenas da Luta de Classes em Portugal” (1977)

“Cenas da Luta de Classes em Portugal” é outro dos olhares estrangeiros sobre o PREC, realizado por dois norte-americanos, Robert Kramer e Philip Spinelli. O tema aqui tratado é a “luta de classes” em Portugal, recorrendo através de imagens de arquivo de outros filmes, como por exemplo do filme “As Armas e o Povo”.

Tal como em “Torre Bela”, Kramer mostra-nos aqui a ocupação de terras e de fábricas, os excessos, os erros cometidos. Trabalhadores contra patrões, contra polícia. E o povo agora tem um pouco mais de liberdade.

São muitas as entrevistas aqui expostas, que pela forma como o documentário foi construído assemelham-se mais a um thriller. Narrado pelo próprio Robert Kramer, este escreveu mais tarde numa carta de 1995 o seguinte: “Fico feliz por mostrarem este filme, pois tantos anos depois é como dar notícias de um sítio que não existe, informações sobre um tempo que realmente existiu”. É um filme que mostra bem as contradições deste conturbado período em Portugal.

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