jean-pierre-luc-dardenne-irmaos-lumiere

Irmãos Dardenne vão receber prémio honorário Lumière no Festival de Lyon

Os irmãos belgas Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne vão ser homenageados com o Prémio Honorário Lumière no Festival de Cinema Lumière, em Lyon, a realizar-se entre os dias 10 e 18 de outubro.

Os irmãos Dardenne estão entre os vencedores do Festival de Cannes, tendo já recebido a Palma de Ouro duas vezes, por “Rosetta” (1999) e “A Criança” (2005). Venceram muitos outros prémios em Cannes, como o grande prémio do Júri na edição de 2011 por “O Miúdo da Bicicleta”.

São reconhecidos em todo o mundo por filmes naturalistas que abordam questões sociais e iluminam a geração jovem. O festival Lumière considera que o trabalho dos Dardenne é humano e que chama a verdade. O último filme que realizaram juntos foi “Young Ahmed” (2019).

“Estamos muito honrados por receber o Prix Lumière 2020. Para nós, dois irmãos cineastas, o prémio traz consigo uma certa emoção.” Sobre os irmãos homónimos do festival, Auguste e Louis Lumière, os irmãos Dardenne explicaram: “Isso coloca-nos em contacto com a irmandade original do cinema, com os dois irmãos que filmaram pela primeira vez corpos, rostos de homens e mulheres, trabalhadores saindo das suas oficinas. Mais de um século depois, filmamos corpos, rostos que são os descendentes dos filmados pelos irmãos Lumière e tentamos filmar sempre como se fosse a primeira vez. Será maravilhoso receber este prémio como parte do festival que reúne, como em nenhum outro lugar, a herança mundial do cinema e do público hoje.”

O festival foi criado em 2009 pelo presidente do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, e pelo cineasta Bertrand Tavernier, e é um evento que presta homenagem aos irmãos Lumière e que todos os anos faz uma retrospetiva de centenas de filmes restaurados, celebrando a vitalidade e a memória do cinema.

Já receberam também este prémio grandes nomes do cinema como: Francis Ford Coppola, Jane Fonda, Wong Kar-wai, Catherine Deneuve, Martin Scorsese, Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Ken Loach, Gérard Depardieu, Milos Forman e Clint Eastwood.