“Irmãs de Armas” estreia esta quinta-feira nos cinemas

O drama de guerra “Irmãs de Armas” (Soeurs D’Armes), inspirado em histórias reais de voluntárias internacionais que se juntaram a mulheres guerreiras curdas na guerra contra o Daesh, chega esta quinta-feira (dia 6) às salas de cinema portuguesas.

Escrito e realizado pela jornalista francesa Caroline Fourest, o filme conta a história de Zara, uma jovem yazidi que é raptada por jihadistas no Curdistão e vendida como escrava sexual. Mais tarde, Zara junta-se a uma unidade especial composta por mulheres que lutam contra os extremistas do Daesh no Iraque e na Síria.

Caroline Fourest, antiga colaboradora do jornal satírico Charlie Hebdo e documentarista, costuma debruçar-se sobre tópicos como os direitos das mulheres e da comunidade LGBTI, assim como o extremismo e o fundamentalismo religioso. As personagens de “Irmãs de Armas” são inspiradas em entrevistas que Fourest fez a combatentes e em relatos sobre mulheres que perderam a vida na luta contra o Daesh.

Irmãs de Armas (2019), Caroline Fourest

A realizadora explicou antes da estreia do filme em França que fazer documentários ou escrever livros sobre o tema não é suficiente e que este precisava “do poder do Cinema”. A também documentarista afirmou ainda que “Irmãs de Armas”, a sua primeira ficção, “concentra todos os dramas do nosso tempo e todos os assuntos”, como os direitos das mulheres e o fanatismo.

O elenco internacional de “Irmãs de Armas” é composto por Dilan Gwyn, Amira Casar, Camélia Jordana, Maya Sansa, Esther Garrel, Nanna Blondell e Noush Skaugen.

O filme tem distribuição em Portugal da Films4You.

O filme é exibido em:

NORTE

NOS Parque Nascente, Gondomar

UCI Arrábida, Vila Nova de Gaia

Castello Lopes Espaço Guimarães

Castello Lopes GuimarãeShopping

Cineplace Mira Maia, Porto

Cineplace Guarda

Cineplace Nova Arcada, Braga

Cineplace 8ª Avenida, Aveiro

Cinema Vida Ovar, Aveiro

CENTRO

Castello Lopes W Shopping Santarém

Cineplace Leiria Shopping

Cineplace Caldas da Rainha

Cineplace Serra Shopping, Covilhã

LISBOA E MARGEM SUL

NOS Alvaláxia, Lisboa

NOS Almada Fórum

UCI El Corte Inglês, Lisboa

CinemaCity Classic Alvalade, Lisboa

CinemaCity Campo Pequeno, Lisboa

Cineplace Loures Shopping

Castello Lopes Fórum Sintra

Castello Lopes Fórum Barreiro

Cineplace Rio Sul, Seixal

O Cinema da Villa, Lisboa

SUL

Cineplace Algarve Shopping, Albufeira

Cineplace Portimão Shopping

ILHAS

Cineplace Madeira Shopping, Funchal

Cineplace Parque Atlântico, Ponta Delgada

SINOPSE: Num país devastado pela guerra, a jovem Zara é sequestrada e vendida como escrava. Decide vingar-se juntando-se a uma brigada internacional de mulheres que lutam ao lado da resistência curda. Aprende a lidar com armas e descobre a solidariedade entre as que se rebelam, bem como a possibilidade de punir os seus opressores, fanáticos com pavor de serem mortos por mulheres.

Duração: 112′

Classificação etária: M/16

 

Skip to content