Foi revelada a primeira imagem do filme biográfico de W. Eugene Smith, fotógrafo de guerra, cujo papel será interpretado por Johnny Depp.
O filme tem como título “Minamata”, e será realizado por Andrew Levitas (“Lullaby”, 2014). A narrativa do filme será baseada no livro de Smith (“Minamata”), de 1975, que tem co-autoria da sua esposa Aileen Mioko Smith.
A obra irá focar-se na aventura do fotógrafo pelo Japão, tendo sido anunciada como “um thriller redentor”, que retrata a luta de Smith contra uma poderosa corporação responsável por envenenar o povo de Minamata, em 1971.
O realizador afirma estar muito feliz por “trabalhar com uma equipa tão talentosa e dedicada a toda a história por detrás de uma das catástrofes mais devastadoras e relativamente desconhecidas dos últimos 100 anos.” Levitas acrescenta ainda que toda a sua equipa, atores e backstage estão determinados em “fazer com que as vozes de Minamata sejam ouvidas enquanto começamos a fazer este filme.”
Para além de Johnny Depp, o resto do elenco é composto pelos atores Bill Nighy (“Piratas das Caraíbas – O Cofre do Homem Morto”, 2006), Hiroyuki Sanada (“Wolverine”, 2013), Tadanobu Asano (“Thor: Ragnarok”, 2017), Ryo Kase (“Cartas de Iwo Jima”, 2006), e Jun Kunimura (“Kill Bill – A Vingança”, 2003).
Já Johnny Depp interpretou mais recentemente outra personagem, Grindelwald, no filme de David Yates, “Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” (2018).
W. Eugene Smith, um dos mais conceituados fotojornalistas do século XX, fez parte da Magnum Photos e trabalhou para a Revista Life. As imagens registadas durante a Segunda Guerra Mundial são alguns dos seus melhores trabalhos.
“Minamata” só deverá chegar às salas de cinema em 2020.