KINO 2021: “Rival”, de Marcus Lenz, vence Prémio do Público

Rival-Marcus-Lenz-2020

O filme “Rival”, de Marcus Lenz, é o grande vencedor do Prémio do Público na 18.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã. Num ano em que a Mostra decorreu inteiramente online, o público português elegeu o filme “Rival” através de voto digital, com uma nota média de 8,5/10. Em segundo lugar ficou o filme “Casulo”, de Leonie Krippendorff, e em terceiro lugar “Exílio”, de Visar Morina.

“Rival” é a segunda longa-metragem de Marcus Lenz que começou a sua carreira como diretor de fotografia nos filmes “Respirar (Debaixo d’água)” e “Esquece tudo o que te disse”, de António Ferreira. O filme foi produzido pela sua própria companhia, Wildfilms, fundada em 2016 com Patrick Waldmann. “Acredito firmemente que a magia do cinema consiste em construir empatia ao olhar o mundo através dos olhos de outra pessoa.”, disse Marcus Lenz.

Distinguido com o Prémio de Fomento Novo Cinema Alemão (Hofer Filmtage 2020), “Rival” conta a história de um rapaz que parte da Ucrânia para encontrar a mãe que trabalha ilegalmente na Alemanha como governanta e enfermeira. “Rival” tem sido descrito como um filme comovente no qual o pequeno Roman, interpretado pelo ator Yelizar Nazarenko, toca verdadeiramente o coração dos espectadores.

Skip to content