25 de Abril

KINO 2023: Mostra de Cinema de Expressão Alemã celebra 20 anos

Corre-Lola-Corre-1998-2 Corre-Lola-Corre-1998-2
Corre, Lola, Corre (1998), de Tom Tykwer

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, organizada todos os anos pelo Goethe-Institut Portugal, regressa para apresentar o melhor cinema da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo, no ano em que celebra 20 anos de vida.

A 20.ª edição da KINO vai celebrar o cinema de expressão alemã em quatro cidades: Lisboa (de 2 a 18 de fevereiro), em Lagos (de 9 a 11 de fevereiro), em Coimbra (de 14 e 15 de fevereiro) e no Porto (de 2 a 23 de março).

Sob o tema Novos Começos, a mostra arranca já na próxima semana em Lisboa, no Cinema São Jorge, com 15 filmes nas secções Visões, Perspetivas e Realidades. “A maioria dos filmes são realizados por mulheres e também há uma maioria de estreias na realização, e todos têm um tema em comum: Novos Começos (“Neuanfänge” em alemão).”, segundo o comunicado da KINO.

A sessão de abertura conta com uma estreia em Portugal, o documentário ucraniano “Quando a primavera chegou a Bucha”, de Mila Teshaieva e Marcus Lenz, que estarão presentes na sessão. O filme, da secção Realidades, segue os habitantes da cidade de Bucha, honrando a sua resiliência e esperança um ano depois do início da guerra.

 

Também na secção Realidades, serão exibidos os filmes “As Insubmissas”, de Törsten Körner, que conta a história das mulheres da República de Bona que, como autênticas pioneiras, lutaram pela sua participação nos processos de decisão democráticos enquanto expostas a preconceitos e discriminação sexual; e “Mutzenbacher”, de Ruth Beckermann, que de forma provocadora, apresenta as reflexões de um grupo de homens sobre erotismo, sexualidade e moral.

O clássico dos anos 1990, “Corre, Lola, Corre” (1998), de Tom Tykwer, vai encerrar a 20.ª KINO em Lisboa, no dia 8 de fevereiro, que será exibido numa cópia de 35mm. “Rápido, pulsante e dinâmico, o filme capta a atitude perante a vida daquele tempo de uma forma muito especial”.

“Na secção Visões são apresentados filmes que, definitivamente, devem ser vistos no grande ecrã. Esta secção promete imagens impressionantes e ideias originais nas formas de duas distópias, um thriller, um clássico de culto, um drama nos EUA e um apelo à solidariedade feminina.”. Destacam-se filmes como “Home” (2020), de Franka Potente, e “Córtex” (2021), de Moritz Bleibtreu.

Nesta edição, a secção Foco apresenta um programa especial intitulado “História(s) do Cinema Alemão”, no qual serão apresentados filmes alemães que, precisamente, olham para o cinema alemão. “66 Cinemas” (2016), de Philipp Hartmann, “Um Truque de Luz” (1995), de Wim Wenders, e “Vem Comigo ao Cinema – Os Gregos” (2022), de Alice Agneskirchner, são alguns dos filmes que se destacam.

Até ao dia 2 de fevereiro estão disponíveis gratuitamente 19 filmes na plataforma de streaming Goethe On Demand, que apresenta o programa New Directions, “um olhar retrospetivo sobre os últimos 20 anos de produção do jovem cinema alemão. O ciclo de filmes mostra o cinema de uma geração que não tem medo da experimentação e desafia o mundo cinematográfico com novas perspetivas, como tem sido feito na Mostra KINO ao longo dos anos.”

Programa KINO 2023:

Secção Visões
Corre, Lola, Corre (1998), de Tom Tykwer
Home (2020), de Franka Potente
Córtex (2021), de Moritz Bleibtreu
Até podíamos estar mortos (2022), de Natalia Sinelnikova
Os comuns (2022), de Sophie Linnenbaum
Raparigas dos escombros (2021), de Oliver Kracht

Secção Perspectivas
Nico (2021), de Eline Gehring
Geração sem compromissos (2021), de Helena Hufnagel
Sobre a morte da minha mãe (2022), de Jessica Krummacher
Os anos dourados (2022), de Barbara Kulcsar
Sonne (2022), de Kurdwin Ayub
Framboesas com mostarda (2020), de Ruth Olshan

Secção Realidades
Quando a primavera chegou a Bucha (2022), de Mila Teshaieva e Marcus Lenz
As Insubmissas (2021), de Torsten Körner
Mutzenbacher (2022), de Ruth Beckermann

Secção Foco
Um Truque de Luz (1995), de Wim Wenders
Vem Comigo ao Cinema – Os Gregos (2022), de Alice Agneskirchner
Olhos nos Olhos – Uma História do Cinema Alemão (2008), de Michael Althen e Hans-Helmut Prinzler
66 Cinemas (2016), de Philipp Hartmann
De Caligari a Hitler (2015), de Rüdiger Suchsland
Hitler’s Hollywood (2017), de Rüdiger Suchsland

Skip to content