No próximo dia 21 de outubro (domingo), pelas 16h, na Livraria de Serralves, no Porto, decorrerá o lançamento do livro “Pedro Costa” de Carlos Melo Ferreira, em parceria com a editora Afrontamento, apresentado por Nuno Crespo.

“Cartografia da obra de um cineasta contemporâneo ímpar. Vinte e nove anos depois do mítico «O Sangue», a Afrontamento publica um álbum que percorre as três décadas de vida no cinema, e não só, de Pedro Costa, com magníficas imagens dos filmes, cedidas e montadas pelo próprio.”

Carlos Melo Ferreira é natural de Lisboa, Doutorado em Ciências da Comunicação, especialidade de Cinema, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor Auxiliar da Escola Superior Artística do Porto e investigador integrado do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (Unidade de I&D da FCT), é também docente convidado do Mestrado em Comunicação Audiovisual da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. É membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM). Publicou “O cinema de Alfred Hitchcock” (1985), “Truffaut e o cinema” (1991), “As poéticas do cinema” (2004) e “Cinema – Uma arte impura” (2011) nas Edições Afrontamento, mais “Cruzamentos – Estudos de Arte, Cinema e Arquitectura” (co-Pedro Vieira de Almeida, CEAA, 2007), “Corte e Abertura” (co-editor com Miguel Oliveira e José Alberto Pinto – CEAA, 2015) e “Cinema Clássico Americano: Géneros e Génio em Howard Hawks” (2018) nas Edições 70. Centenas de artigos publicados – 1988-1992 Caderno 2 do Diário de Notícias. Em 2012 criou o blog Some like it cool que terminou em 2016 e em 2017 criou novo blog, Some like it hot.