Arranca amanhã, 16 de novembro, a 12.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival com o western “Os Irmãos Sisters”, de Jacques Audiard, protagonizado por John C. Reilly, Joaquin Phoenix e Jake Gyllenhaal, a abrir o certame.

A sessão será apresentada pelo realizador pelas 19h30 no Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório Jorge Sampaio, em Sintra.

Sinopse: Os irmãos Charlie e Eli Sisters vivem num mundo selvagem e hostil. Têm sangue de criminosos e inocentes nas mãos. Charlie, o irmão mais novo, nasceu para matar. Eli, no entanto, sonha viver uma vida normal. São contratados para encontrar e matar um homem. Do Oregon à Califórnia, começa assim uma implacável caçada, uma jornada iniciática que testará o laço inquebrável entre irmãos. Será este um percurso que os levará a encontrar a sua humanidade?

No mesmo dia, em Lisboa, pelas 21h30, no Cinema Medeia Monumental, decorrerá outra sessão com a antestreia de “Shoplifters – Uma Família de Pequenos Ladrões”, de Hirokazu Koreeda. O filme que venceu a Palma de Ouro em Cannes 2018 volta a tratar o tema da família, sempre de forma intensa e humana. 

Segundo o The Guardian “é um filme feito de pinceladas delicadas: detalhes, momentos, olhares e sorrisos (…) é a história de um grupo de pessoas assustadas e feridas unidas sob o signo da família (…) Um filme rico e satisfatório.” 

Para a Variety, “Shoplifters” “continua o seu exame contínuo do que constitui uma família e interroga-se se ela ainda é símbolo de coesão numa sociedade que se transforma rapidamente. Simultaneamente, o filme é encantador e comovente, primorosamente realizado e irá conquistar tanto o público mais exigente, como o mainstream.”

Entre os convidados desta edição estão confirmadas as presenças de João Botelho, Laurie Anderson, Jacques Audiard, Mathieu Amalric, Louis Garrel, Walter Salles, Mario MartoneJohn Malkovich, entre outrosSerão ainda apresentadas retrospetivas de Mike Leigh e de Paul Schrader.

David Lynch, rosto do cartaz da 12.ª edição, será objeto do ciclo “Waiting For Mr. Lynch”, que inclui as exposições de fotografia “Small Stories”, do próprio cineasta, e “Psychogenic Fugue”, de Sandro Miller, que inauguram a 17 de novembro no MU.SA, em Sintra. 

O júri da Seleção Oficial Em Competição é composto por Walter SallesMartha ArgherichJonathan LittellStephen KovacevichCrhysta Bell e Jorge Queiroz.

Dos onze filmes em competição destacamos : “L’Homme Fidèle”, de Louis Garrel, “Ray & Liz”, de Richard Billingham, “Blaze”, de Ethan Hawke, e “Asako I & II”, de Ryusuke Hamaguchi.

Na secção Fora de Competição e antestreias em Portugal será possível ver “Roma”, de Alfonso Cuáron, “At Eternity’s Gate”, de Julian Schnabel, “Beautiful Boy”, de Felix Van Groeningen, “A Pereira Brava”, de Nuri Bilge Ceylan, “The House That Jack Built”, de Lars Von Trier, “Suspiria”, de Luca Guadagnino, entre outros.

A sessão “A Verdadeira Versão de Torre Bela: Uma Utopia?” em colaboração com a Cinemateca Portuguesa integra o ciclo “O Desejo Chamado Utopia”, e terá como convidados, entre outros, José Manuel Costa, Chester Harlan, Roberto Perpignani, Camilo Mortágua, Otelo Saraiva de Carvalho, Wilson Filipe, Francisco Fanhais, Vitorino Salomé e, como moderador, Paulo Branco.

20 Filmes para ver no LEFFEST – Aqui  Fonte: LEFFEST