De 2 a 4 de julho, o Cinema São Jorge, em Lisboa, será o palco da edição de 2024 do “Les Nuits En Or”, uma mostra gratuita das melhores curtas-metragens do ano de todo o mundo.
Esta colaboração entre a Academia Portuguesa de Cinema e a Académie des César apresentará 32 curtas-metragens de ficção, animação e documentário. Essas obras foram premiadas nas categorias nacionais de várias Academias de Cinema, incluindo Óscar, César, Goya, BAFTA, Sophia, David di Donatello, Magritte, entre outras.
O “Les Nuits En Or” é uma excelente oportunidade para descobrir novos cineastas e apreciar uma diversidade incrível de obras cinematográficas de todo o mundo.
Destaques
Entre os destaques desta edição, encontram-se curtas como o ucraniano “Golden Leggings”, realizado por Arkadiy Nepytaliuk, o francês “L’attente”, de Eric du Bellay, e o norte-americano “War Is Over!: Inspired by the Music Of John and Yoko”, realizado por Dave Mullins, vencedor do Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Ice Merchants
A representar Portugal estará “Ice Merchants”, a curta-metragem de João Gonzalez que obteve a primeira nomeação de um realizador português aos Óscares.
O filme de Gonzalez conta a história de um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
É de salientar que “Ice Merchants” fez história ao tornar-se a primeira animação portuguesa reconhecida na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes em 2022.
Além disso, em menos de um ano, o filme foi selecionado para mais de 100 festivais ao redor do mundo, culminando na sua nomeação ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Entrada
A entrada no “Les Nuit En Or” 2024 é livre, mediante lotação da sala do Cinema São Jorge e o programa completo do evento pode ser consultado aqui.