Foi hoje divulgado o programa da 69ª edição do Festival de Cinema de Locarno, que irá decorrer de 3 a 13 de agosto na Suíça. Este ano há 13 filmes portugueses a integrarem as diferentes secções do festival, dos quais 8 deles estão em secções competitivas. O festival conta com conceituados realizadores portugueses como: João Pedro Rodrigues, José Miguel Ribeiro, Leonor Noivo, Gabriel Abrantes e João Botelho.
Na secção competitiva internacional de longas-metragens vão estar presentes: “O Ornitólogo” de João Pedro Rodrigues (a quinta longa deste realizador que a conceituada revista francesa Cahiers du Cinema elegeu no ano passado como um dos 12 filmes mais aguardados para 2016), “Correspondências” de Rita Azevedo Gomes e “Jeunesse” de Julien Samani (co-produção entre França e Portugal, produzida por Paulo Branco; o filme “Cosmos”, realizado pelo polaco Andrzej Zulawski e produzido por Paulo Branco, venceu o Premio de Realização na edição de 2015). Nas curtas-metragens vão estar presentes os filmes: “À Noite fazem-se Amigos” de Rita Barbosa, “Um Campo de Aviação” de Joana Pimenta, “Estilhaços” de José Miguel Ribeiro, “Setembro” de Leonor Noivo e “The Hunchback” de Ben Rivers e Gabriel Abrantes.
Na secção Piazza Grande, que conta com dezasseis filmes, foi seleccionado “Comboio de Sal e Açúcar” de Licínio de Azevedo. A secção de cinema experimental, Fuori Concorso, encontram-se os filmes: “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu” de João Botelho, “A brief History of Princess X” de Gabriel Abrantes e “Longe” de José Oliveira.
Por fim, na secção Panorama Suíço foi seleccionada uma produção luso-suíça, “Rio Corgo” de Maya Kosa e Sérgio da Costa.
O festival de Locarno vai também homenagear vários nomes do cinema mundial, como por exemplo: Alejandro Jodorwsky, Abbas Kiarostami, Jonas Mekas, e Roger Corman. Serão também exibidas sete curtas-metragens produzidas por Kiarostami em Cuba.
O filme pós-apocalíptico, com zombies, “The Girl With All the Gifts” realizado por Colm McCarthy e com Glenn Close, Gemma Arterton, Paddy Considine e Sennia Nanua no elenco principal, será o filme de abertura da edição deste ano do Festival de Locarno, acontecer no dia 3 de agosto.