O realizador americano John Waters vai receber o Prémio Pardo d’onore Manor na 72.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno, a acontecer entre 7 a 17 de agosto deste ano.

Waters receberá o galardão numa cerimónia especial que decorrerá na Piazza Grande, em Locarno, a 16 de agosto. Outros vencedores do prémio foram JeanLuc Godard, Ken Loach, Agnès Varda e, no ano passado, o realizador francês Bruno Dumont.

O cineasta nascido em Baltimore, nos EUA, está no campo há mais de cinquenta anos, estreando com a curta-metragem Hag In A Black Leather Jacket, em 1964, e a sua primeira longa Mondo Trasho em 1969. Waters é célebre pelo estilo irreverente de realização em obras como Pink Flamingos(1972), Female Trouble (1974) e Desperate Living (1977), que se tornaram filmes de culto do género trash/transgressivo.

As sessões noturnas “Crazy Midnight” promovidas pelo festival terão várias obras de Waters, como a longa-metragem realizada em 2000 Cecil B. Demente e os filmes Female Trouble (1974), “Um Filme Indecente” (2004) e Polyester (1981).

O realizador agraciará o Festival com a sua presença no último dia, para debater a sua vida e obra.