Skip to content

Luis Miguel Cintra homenageado no Cinema Medeia Nimas

O cinema Medeia Nimas homenageia o ator Luis Miguel Cintra, numa sessão especial que terá lugar esta quarta-feira
o-gebo-e-a-sombra-2012-2 Cintra o-gebo-e-a-sombra-2012-2 Cintra
Michael Lonsdale (à esquerda) e Luís Miguel Cintra (à direita) em "O Gebo e a Sombra" (2012), de Manoel de Oliveira.

O cinema Medeia Nimas homenageia o ator Luis Miguel Cintra, numa sessão especial que terá lugar esta quarta-feira, 18 de Junho, às 19h, com a presença do ator.

Luis Miguel Cintra é, como disse João Bénard da Costa, indiscutivelmente o maior ator da sua geração, quer no teatro quer no cinema, onde se estreou praticamente ao mesmo tempo, na passagem dos anos 60 para os anos 70 do séc. XX.

 Luís Miguel Cintra destacou-se no teatro, mas a sua presença em dezenas de filmes do cinema português é preponderante. Inicia a sua carreira de ator ao participar na curta-metragem “Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço”, em 1971, de João César Monteiro, com quem mantém uma colaboração muito próxima, participando em vários títulos do mesmo: “Silvestre” (1982), “Recordações da Casa Amarela” (1989), “Branca de Neve” (2000), entre outros.

banners maio 2025 2 1
Publicidade

A sua carreira de ator contou ainda com a sua participação em filmes de Paulo Rocha, Solveig Nordlund, Jorge Silva Melo, João Botelho, Maria de Medeiros, Teresa Villaverde, Pedro Costa, John Malkovich, Rita Azevedo Gomes e Sérgio Tréfaut, entre muitas outras de colaborações, contando com cerca de uma centena filmes no seu currículo.

Colabora também com Manoel Oliveira em mais de 20 filmes, dos quais podemos destacar “A Divina Comédia” (1991), “Vale Abraão” (1993), “Espelho Mágico” (2005) ou “O Velho do Restelo” (2013). Em 2015 anuncia o fim da sua presença nos palcos do teatro, mas mantém-se ativo como encenador e ator de cinema.

A homenagem nesta sessão especial, na sua presença e na de muitos amigos, dá-se com a projeção do filme “Verdade ou Consequência” (2023), de Sofia Marques, que acaba de vencer o prémio de Melhor Documentário nos Sophia 2025.

A seguir à projeção, Paulo Branco, que produziu 26 dos filmes em que Luis Miguel Cintra participou, conversa com o ator. Será também lançado o novo livro onde Luis Miguel Cintra revisita a sua filmografia na primeira pessoa (são cerca de cem, os filmes em que entrou), Luis Miguel Cintra: Comentários a uma Filmografia, publicado pelos Caminhos do Cinema Português.