Salgueiro-Maia-Implicado-2022-5

Mais de 13 mil espectadores viram “Salgueiro Maia – O Implicado”

Em pouco mais de duas semanas, “Salgueiro Maia – O Implicado”, realizado por Sérgio Graciano, foi visto por mais de 13 mil espectadores nas salas de cinema portuguesas, tornando-se assim no filme português mais visto de 2022, até ao momento.

Segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), até ao dia 1 de maio, foram ao cinema 13.569 espectadores ver este biopic sobre um dos capitães de Abril de 1974. O filme, estreado em cerca de 40 salas de cinema de todo o país, já acumulou mais de 75 mil euros de receita bruta.

Apesar de serem números relativamente baixos, comparando com outras produções nacionais, o filme de Sérgio Graciano, produzido pela Sky Dreams Entertainment, tem já garantido o primeiro lugar no ranking nacional dos filmes mais vistos de 2022, seguido por “O Homem Que Matou Don Quixote”, de Terry Gilliam, visto apenas por 6876 espectadores. “Km 224”, de António-Pedro Vasconcelos, que estreou a 21 de abril, ocupa o terceiro lugar da lista, tendo sido visto por 2912 espectadores até ao dia 1 de maio.

“Também ao nível regional o filme tem sido um sucesso pois foi adquirido por dezenas de autarquias municipais, agrupamentos escolares e outras associações fazendo assim perspetivar um aumento considerável dos números globais de espectadores.”, lê-se no comunicado da distribuidora do filme, a Cinemundo.

“Salgueiro Maia – O Implicado”, com um argumento da autoria de João Lacerda Matos a partir da biografia de Salgueiro Maia, escrita em 1995 por António de Sousa Duarte, é uma história de ficção baseada em factos históricos e relatos pessoais sobre aquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de abril de 1974, o capitão Salgueiro Maia.

Tomás Alves, Frederico Barata, Filipa Areosa, José Condessa, Catarina Wallenstein, João Nunes Monteiro, Diogo Martins, Dinarte Branco, José Raposo, Rodrigo Tomás, Diva O’Branco, Filipa Pinto, Nádia SantosRita Tristão e Rúben Gomes, entre outros, integram o elenco deste filme que pretende também prestar homenagem a Salgueiro Maia, no ano em que se assinalam os 30 anos da sua morte (a 3 de abril de 1992).

Skip to content