A comédia romântica “Podia Ter Esperado Por Agosto” levou ao cinema 20.721 espectadores e faturou mais de 131 mil euros em receita de bilheteira, segundo dados divulgados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
O filme, que marca a estreia de do humorista César Mourão na realização de cinema, estreou no passado dia 18 de julho em cerca de 60 salas de cinema portuguesas, com distribuição pela NOS Audiovisuais, e foi o terceiro filme mais visto no fim-de-semana de 18 a 21 de julho, segundo o ICA. O filme realizado e protagonizado por César Mourão ficou apenas atrás das animações “Divertida-Mente 2” (que alcançou os mais de 600 mil espectadores) e “Gru – O Maldisposto 4”.
Quanto ao ranking dos filmes nacionais mais vistos de 2024, a comédia romântica está apenas a 84 espectadores de distância do primeiro lugar, ocupado ainda por “Revolução (Sem) Sangue”, que lidera com 20.805 espectadores. Rodado entre Lisboa e o norte de Portugal, com produção a cargo da 313 Features (a produtora de César Mourão), a comédia está muito perto de se tornar no filme português mais visto de 2024.
“Podia Ter Esperado Por Agosto” tem argumento de Pedro Goulão em parceria com César Mourão, que assume o papel principal ao lado da atriz Júlia Palha, Kevin Dias, Manuel Cavaco, Luísa Cruz, João Reis, Carla Vasconcelos, Pedro Lacerda, António Fonseca, Dinarte Branco, Vera Moura e Marco Paiva.
A narrativa desenrola-se numa aldeia remota no interior do país e segue a história de Xavier (César Mourão), um homem apaixonado e do seu melhor amigo (Kevin Dias), que decidem engendrar um plano, sem pés nem cabeça, para atrair de Lisboa a mulher amada (Júlia Palha). Contra todas as expectativas, o plano resulta e aí começam os verdadeiros problemas, originando uma comédia romântica rocambolesca onde dois mundos se chocam.
Ranking dos filmes portugueses mais vistos em 2024 (até 21 de julho):
- Revolução (Sem) Sangue – 20.805
- Podia Ter Esperado Por Agosto – 20.721
- A Semente do Mal – 16.848
- O Pior Homem de Londres – 7.521
- A Flor do Buriti – 5.987
- Cândido – O Espião que Veio do Futebol – 4.346
- Soares é Fixe! – 3.266
- Baan – 2.464
- Mãe – 1.779
- Amo-te Imenso – 1.654